Arcanos do tarô

 

 

tarot- tarot de marselha carta o louco(0 ou 22) O Louco

O Arcano da Busca e do Amor

Compilação de
Constantino K. Riemma






Tarô de Marselha



Ao contrário do que ocorre nos demais arcanos, a margem superior da lâmina não tem numeração, razão pela qual se costuma atribuir-lhe o valor de arcano 0 ou 22, segundo a necessidade.
Um homem anda com um bastão na mão direita. Está de costas, mas seu rosto, bem visível, aparece de três quartos. Sobre o ombro direito leva uma vara em cuja extremidade há uma pequena trouxa.
O personagem está vestido no estilo dos antigos bobos da corte: as calças rasgadas deixam ver parte da coxa direita. Um animal que poderia ser um felino parece arranhar esta parte exposta ou ter provocado o rasgão.
De um chão árido, acidentado, brotam cinco plantas.
O viajante tem a cabeça coberta por um gorro que desce até a nuca e lhe cobre as orelhas; esta estranha touca transforma seu rosto barbudo numa espécie de máscara. Veste uma jaqueta, presa por um cinto amarelo; seus pés estão cobertos por calçados vermelhos.

Significados simbólicos

A busca e o Filho Pródigo. A experiência de ultrapassar os limites.


Espontaneidade, despreocupação, admiração, saudade.
Impulsividade. Inconsciência. Alienação.

Interpretações usuais na cartomancia

Passividade, completo abandono, repouso, deixar de resistir. Irresponsabilidade. Inocência.
Escolha intuitiva acertada. Domínio dos instintos; capacidade mediúnica. Abstenção. O não-fazer.
Mental: Indeterminação devida às múltiplas preocupações que se apresentam e das quais se tem apenas uma vaga consciência. Idéias em processo de transformação. Conselhos incertos.
Emocional: Revezes sentimentais, incerteza frente aos compromissos, sentimentos vulgares e sem duração. Infidelidade.
Físico: Inconsciência, desordem, falta à palavra dada, insegurança, desprazer. Abandono voluntário dos bens materiais. Assunto ou negócio enfraquecido. Do ponto de vista da saúde: transtornos nervosos, inflamações, abscessos.
Sentido negativo: Enquanto andarilho, o Louco significa queda ou marcha que se detém. Abandono forçado dos bens materiais; decadência sem muita possibilidade de recuperação. Complicações, atoleiro, incoerência.
Nulidade. Incapacidade para raciocinar e autodirigir-se, entrega aos impulsos cegos. Automatismo. Confusões inconscientes. Extravagância. Castigo causado pela insensatez das ações. Remorsos vãos.



História e iconografia

Reis e senhores, desde épocas remotas, tinham bufões em seus palácios, verdadeiras caricaturas da corte. Histórias sobre eles, bem como as representações gráficas desse personagem, podem ser contadas às dezenas.




O Filho Pródigo
de Jheronimus Bosch (1450-1516)


Mas a imagem deste Arcano – um louco solitário que atravessa os campos e é agredido por um animal – não havia sido representada até então: é própria do Tarô e, nesse sentido, representa uma de suas contribuições mais originais do ponto de vista iconográfico.
Van Rijneberk arrisca a hipótese de que o espírito burlesco e irreverente da Idade Média teria parodiado, neste personagem, a classe dos Clerici vagante que, segundo ele, eram “estudantes migratórios e inquietos, sempre em busca de novos mestres de quem pudessem aprender ciências e idéias, e de novas tabernas onde pudessem beber fiado um pouco de vinho bom”.
Mais de um autor vê nesses viajantes insaciáveis e pouco escrupulosos os primeiros agentes – talvez ignorantes da sua missão, mas de grande eficácia real – da Reforma religiosa.

No desenho feito por Wirth aparece pela primeira vez impresso o termo Le fou (O Louco) para designar o arcano sem número, embora tradicionalmente fosse conhecido por este nome desde muito antes. Tanto o baralho Marselha original, bem como seus numerosos contemporâneos franceses (e os exemplares dos copistas espanhóis) chamam Le Mat a esta carta.
Paul Marteau levantou a hipótese de que este nome seria uma alusão ao jogo de xadrez, já que o protagonista está em cheque (pelos outros, pelo mundo), numa situação de encurralamento semelhante à do cheque mate. A palavra mat, no francês, significa "fosco, abafado, indistinto" e ainda o "cheque mate", no xadrez. Já o termo mât, quer dizer "mastro".
Outro estudioso do Tarô, Gwen Le Scouézec, sugere duas variantes etimológicas: o nome viria literalmente do árabe (mat: morto), ou seria uma apócope do italiano matto (louco, doido), nome com que aparece no tarocchino de Bolonha.

 

 

 

I. O Mágico ou O Mago

O Arcano da Mística, da Concentração, do Impulso Criado

Compilação de
Constantino K. Riemma




Tarô de Marselha

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O título francês desta carta, Le Bateleur, pode ser traduzido também como Prestidigitador, Malabarista, Pelotiqueiro, Bufão, Acrobata ou Cômico. O termo Prestidigitador talvez fosse o mais adequado ao simbolismo dinâmico do personagem, mas é comum que seu nome seja traduzido do inglês Magician, Mágico ou Mago.

Um prestidigitador, de pé, frente à mesa onde coloca os seus instrumentos, segura uma esfera ou um disco amarelo entre o polegar e o indicador da mão direita, enquanto com a mão esquerda aponta obliquamente para o chão uma vareta curta.

O personagem é representado de frente, com o rosto voltado para a esquerda. [Nas referências aos protagonistas de cada carta, será considerada sempre a esquerda e a direita do leitor]. Usa um chapéu cuja forma lembra o símbolo algébrico de infinito ( ) e seus cabelos, em cachos louros, escapam desse curioso chapéu. Veste uma túnica multicolorida, presa por um cinto amarelo.

Sobre a mesa, da qual se vêem apenas três pernas, há diversos objetos: copos, pequenos discos amontoados, dados, uma bolsa e uma faca com a lâmina descoberta ao lado de sua bainha.

O prestidigitador está só, no meio de uma campina árida com três tufos de erva; no horizonte, entre as pernas da figura, uma árvore se desenha contra o céu incolor.



Significados simbólicos

Arcano da relação entre o esforço pessoal e a realidade espiritual. Domínio, poder, auto-realização, capacidade, impulso criador, atenção, concentração sem esforço, espontaneidade.

O ser, o espírito, o homem ou Deus; o espírito que se pode compreender; a unidade geradora dos números, a substância primordial. Ponto de partida. Causa primeira. Influência mercuriana.

Interpretações usuais na cartomancia

Destreza, habilidade, finura, diplomacia, eloqüência, capacidade para convencer, espírito alerta, inteligência rápida, homem inquieto nas suas atividades e negócios.

Mental: Facilidade para combinar as coisas, apropriação inteligente dos elementos e dos temas que se apresentam ao espírito.

Emocional: Psicologia materialista; tende para a busca das sensações, do vigor, da qualidade criativa. Generosidade unida a cortesia. Fecundidade em todos os sentidos.

Físico: Muita vitalidade e poder sobre as enfermidades de ordem mental ou nervosa, neuroses e obsessões. Indica uma tendência favorável para questões de saúde, mas não assegura a cura. Para conhecer o diagnóstico é necessário considerar outras cartas.


Tarô de Marselha





Sentido negativo: Charlatão persuasivo, sugestivo, ilusionista, intrigante, politiqueiro, impostor, mentiroso, explorador de inocentes. Agitação vã, ausência de escrúpulos. Discussões, brigas que podem se tornar violentas, dado o vigor do personagem. Mau uso do poder, orientação defeituosa na ação, operações inoportunas. Tendência à dispersão nas ações, falta de unidade nos processos e atividades. Duvida. Indecisão. Incerteza frente aos acontecimentos.

História e iconografia

Desde a antiguidade clássica são bem conhecidos esses personagens que ganhavam a vida com suas habilidades. Seu ofício se combinava freqüentemente com a apresentação de danças e a prática do charlatanismo – passavam o seu tempo a vagabundear pelas feiras.



"L’Escamoteur", O Ilusionista – Pintura de Jerome Bosch (1453-1516)



Não há muitas marcas literárias de sua passagem pela cultura européia, mas, em compensação, foi um personagem de prestígio nas artes gráficas desde os primeiros tempos. As gravações medievais costumam mostrá-lo no desempenho de suas mágicas frente a um grupo de espectadores absortos.

O Tarô suprime as testemunhas e acrescenta detalhes originais (a mesa de três pernas, a posição das pernas e dos braços do protagonista, entre outros), mas o seu parentesco com os registros sobre as feiras é evidente.

Pode-se acrescentar que, no mundo islâmico, o Prestidigitador foi também um personagem de vasta popularidade.



Tarô de Oswald Wirth
Num sentido mais geral, o Prestidigitador pode ser considerado símbolo da atividade originária e do poder criador existente no homem. Como ponto de partida do Tarô, é também o primeiro passo iniciático, a vontade básica no caminho para a sabedoria, a matéria primordial dos alquimistas, o barro paradisíaco do qual será obtido o Adão Kadmon.

“Se o mundo visível não passa de ilusão – pergunta-se Oswald Wirth – o seu criador não será o ilusionista por excelência?”

Neste plano, o Prestidigitador identifica-se com a materialidade do ser criado, até que o demiurgo e a criatura tornam-se o mesmo: certamente há aqui um sentido psicológico, para o qual a identidade é produto da experiência pessoal (o homem é o resultado das suas próprias ações). Desta maneira, pode-se interpretar a supressão da quarta perna da mesa como representativa do ternário humano no mundo (espírito-psique-corpo).

Uma das especulações em torno do personagem do Arcano I pode ser estabelecida a partir da sua atividade intensa, de seu dinamismo sem


repouso (produto de seu caráter de intermediário entre o sensível e o virtual), atributo que o relaciona de modo estreito ao simbolismo de Mercúrio.
Nesse sentido, a vareta que traz na mão esquerda seria a simplificação do caduceu, assim como seu estranho chapéu corresponde quase exatamente ao capacete alado da divindade. Seu nome grego significaria “intérprete, mediador”, o que confirmaria essa hipótese.

Muito já se estudou sobre o papel fundamental desempenhado por Hermes Trimegisto na história do ocultismo; os alquimistas desenvolveram boa parte de suas sutis investigações em torno do simbolismo de Mercúrio; não é absurdo, portanto, supor que o Tarô tenha sido colocado sob sua invocação.

O arcano do Mago é também relacionado ao Aleph ( ), do alfabeto hebraico, e pode ser associado à idéia de princípio e também ao primeiro som articulável ( a ) que, segundo a tradição “expressa a força, a causa, a atividade, o poder” e seria o paradigma do homem em sua relação com as demais criaturas.


Hermes (Mercúrio)

 

 

 

II. A Papisa (ou A Sacerdotisa)

O Arcano da Sabedoria, da Gnose, do Princípio Receptivo

Compilação de
Constantino K. Riemma





Tarô de Marselha

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Uma mulher sentada, com um livro aberto sobre a saia e uma coroa tripla na cabeça.
Olha para a esquerda e veste uma túnica vermelha sobre a qual se desdobra um manto azul (em algumas versões as cores são opostas). Duas partes da sua tiara estão ornadas de florões, mas a parte superior é uma simples abóbada. Um véu, que lhe cai sobre os ombros, cobre totalmente os seus cabelos; na mesma altura desse véu, por trás, aparece uma cortina cujos pontos de fixação não são visíveis. Tampouco se podem ver os pés da mulher, assim como a base do trono. Fato curioso, que é reencontrado somente no arcano XXI, é que a figura ultrapassa a margem superior do quadro: o extremo da tiara supera a linha negra, um pouco à direita do número II.

Significados simbólicos

A Sabedoria, a Gnose, a Casa de Deus e do homem, o santuário, a lei, a Cabala, a igreja oculta, a reflexão.
Fala também do binário, do princípio feminino, receptivo, materno.
Mistério. Intuição. Piedade. Paciência, influência saturnina passiva.




Interpretações usuais na cartomancia

Reserva, discrição, silêncio, meditação, fé, confiança atenta. Paciência, sentimento religioso, resignação. Favorável às coisas ocultas.
Mental: Grande riqueza de idéias. Responde a problemas concretos melhor do que a questões vagas.
Emocional: É amistosa, recebe bem. Mas não é afetuosa.
Físico: Situação garantida, poder sobre os acontecimentos, revelação de coisas ocultas, segurança de triunfo sobre o mal. Boa saúde, mas com um ritmo físico lento.
Sentido negativo: Dissimulação, hipocrisia, intenções secretas. Mesquinharia, inação, preguiça. Beatice. Rancor, disposição hostil ou indiferença. Misticismo absorvente, fanático. Peso, passividade, carga. As intuições que traz invertem seu sentido e se tornam falsas. Atraso, lentidão nas realizações.

História e iconografia

A tradução exata do nome que o Tarô de Marselha dá a este arcano (La Papesse) é A Papisa. Outras versões, como A Sacerdotisa ou A Alta Sacerdotisa, vêm do nome que lhe é dado em inglês (The High Priestess).
A figura da Papisa faz alusão a um fato histórico, ou melhor, lendário, que ocupa um lugar notável na literatura da Idade Média: a pretensa existência de um Papa do sexo feminino. A tradição popular diz que uma mulher ocupou a cadeira de São Pedro durante alguns anos sob o nome de João VIII.
Várias versões aparecem, mas o mais antigo testemunho que chegou até nós é bastante posterior à data de seu suposto reinado.
De qualquer modo, para o estudo tradicional e iconográfico do Tarô, não importa estabelecer alguma fidelidade histórica. Embelezada com o correr do tempo, uma de suas versões combina


Tarô de Marselha

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admiravelmente com o simbolismo maternal que se atribui à estampa: segundo tal versão, a papisa teria ficado grávida de um dos seus familiares e, como não se recolheu à época do parto, o acontecimento teria se dado em plena rua, durante uma procissão entre a igreja de São Clemente e o palácio de Latrão.




Tarô de Oswald Wirth

Com a dramática descoberta do embuste, o enfurecido séquito papal teria assassinado Joana e seu filho. Antigas tradições romanas asseguram que, no lugar do homicídio, permaneceu durante séculos um túmulo ornado por seis letras P, que podiam ser lidas de três maneiras diferentes (jogando com a inicial comum a Papa, Pedro, pai e parto).
Ainda com relação a essa lenda, deve-se assinalar um fato notável: na célebre Bíblia ilustrada alemã do ano de 1533, a grande prostituta do Apocalipse está representada com uma tiara na cabeça, A tradição afirma que foi desenhada deste modo por desejo expresso e sugestão de Martinho Lutero.
Enquanto o Mágico não poderia permanecer em repouso (numa unidade andrógina onde tudo é impulso e estímulo), a Sacerdotisa é o próprio repouso: sentada, majestosa, receptiva, seu reino é binário, uma etapa na distinção da polaridade do universo. Se o binário equivale a conflito, no sentido de rompimento da unidade, de abandono do caos essencial onde não existem as magnitudes nem os nomes, é também a primeira etapa dolorosa e imprescindível das vias iniciáticas, o começo da busca da identidade.

A Sacerdotisa representa a submissão majestosa às exigências dessa iniciação, o equilíbrio que a repartição elementar de forcas produz no conflito.
O que o Arcano I era para a encarnação das energias espirituais o Arcano II o é quanto à aceitação dessa metamorfose: o reconhecimento prévio da luta entre os princípios branco-negro, dia-noite, Yang-Yin.
Alguns autores vêem na Sacerdotisa a representação de Isis, com todas as suas conotações noturnas e ocultas. Também a associam a Cassiopéia, a rainha negra da Etiópia e mãe da constelação Andrômeda, e a Belkis, a belíssima rainha de Sabá, para quem Salomão teria composto o Cântico dos Cânticos. Essa relação da Sacerdotisa com deusas e rainhas negras (ou escuras) não parece casual e acentua a contrapartida com a carta a seguir: o simbolismo branco, luminoso e diurno do Arcano III (A Imperatriz), com quem a Sacerdotisa forma a dupla oposta e complementar da feminilidade.
Este símbolo subterrâneo, que se refere ao aspecto esotérico da revelação, teria passado para o cristianismo sob a forma das virgens negras, cujo ritual se realiza com freqüência numa cripta ou num lugar inacessível.
Mãe, esposa celeste, senhora do saber esotérico, a Papisa ou Sacerdotisa ocupa na estrutura do Tarô o lugar da porta, da passagem entre o exterior e o interior, do ponto imóvel e comum entre a Casa e a rua.


Isis, deusa do amor
e da magia, que se tornou
a deusa-mãe do Egito


 

III. A Imperatriz

O Arcano da Magia Sagrada, da Força Mediadora, da Mãe

Compilação de
Constantino K. Riemma




Tarô de Marselha-Camoin

Uma mulher coroada, sentada num trono, mantém contra si, com sua mão direita, um escudo ornado com uma águia amarela, enquanto que com a esquerda sustenta um cetro que termina por um globo encimado pela cruz.
Está representada de frente, com os joelhos separados e com os pés ocultos nas dobras da túnica. A cintura da Imperatriz está marcada por um cinto, que se une a uma gola dourada. A coroa leva florões amarelos e permite que os cabelos da figura se derramem sobre os ombros.
O trono está bem visível e seu espaldar sobressai à altura da cabeça da Imperatriz. No ângulo inferior esquerdo da estampa cresce uma planta. A águia desenhada no escudo olha para a direita.

Significados simbólicos

O verbo, o ternário, a plenitude, a natureza, a fecundidade, a geração nos três mundos.
Sabedoria. Discernimento. Idealismo. Influência solar intelectual. É o arcano da Magia Sagrada, instrumento do poder divino.



Interpretações usuais na cartomancia

Gravidez, criatividade, sucesso. Compreensão, inteligência, instrução, encanto, amabilidade. Elegância, distinção, cortesia. Domínio do espírito, abundância, riqueza.

Mental: Penetração na matéria por meio do conhecimento das coisas práticas. Os problemas vêem à tona e podem ser reconhecidos.

Emocional: Capacidade para penetrar na alma dos seres. Pensamento fecundo e criador.

Físico: Esperança, equilíbrio. Soluciona os problemas. Renova e melhora as situações. Poder continuo e irresistível nas ações.

Sentido negativo: Desavenças, discussões em todos os planos. As coisas se embaralham e ficam confusas. Atraso na realização de um acontecimento que, no entanto, ocorrerá.
Afetação, pose, coqueteria. Vaidade, presunção, desdém. Futilidade, luxo, prodigalidade. Deixa-se levar pelas adulações, falta de refinamento, modos de novo-rico.


Tarô de Marselha-Kris




História e iconografia

A Imperatriz, adornada dos símbolos atribuídos à feminilidade triunfante, pode ser relacionada a um repertório interminável: a Madona cristã, a esposa do rei ou mãe do herói; a deusa primordial de todos os ritos matriarcais, as quatro damas do baralho.




Tarô de Oswald Wirth

Sobre a figura da Imperatriz parece ser mais importante considerar a sua localização no Tarô (como a terceira da série) e à sua relação com outras figuras do que o seu simbolismo individual, já que o caráter difuso da carta torna sua amplitude inesgotável. Assim, será interessante recapitular tudo que foi escrito sobre o simbolismo do três e a ordem do ternário, bem como às variadas significações atribuídas às damas dos Arcanos Menores.
Na versão de Wirth, a Imperatriz aparece aureolada por doze estrelas, das quais somente nove são visíveis: é evidente o duplo sentido alegórico desta representação, que se refere simultaneamente aos signos do Zodíaco e ao período da gestação. Como o 9 é também representação da inteligência, no momento da sua maturidade, é possível associar os atributos centrais do Arcano III: feminilidade-experiência-sabedoria.
Relacionada em todas as cosmogonias ao simbolismo lunar e à face oculta do conhecimento (Sacerdotisa), a mulher admite também um período solar (Imperatriz), do qual há correspondências nas organizações culturais mais remotas da humanidade.

Do ponto de vista matriarcal, a Imperatriz não é ainda a Eva protagonista do pecado e da queda, mas a que aparece em certas tradições talmúdicas: a fundadora, que reencontra Adão depois de trezentos anos de separação; a que aniquila Lilit – a rival estéril e luxuriosa – para organizar junto ao primeiro pai a família dos homens.
Alguns comentaristas do Islã vêem nesta Eva triunfante do adultério a representação da passagem das sociedades anárquicas ao princípio de ordem dos tempos históricos. Seu túmulo mítico se localiza em Djeda ou Djidda, às margens do mar Vermelho e próximo da montanha sagrada de Arafat, onde o teria ocorrido seu reencontro com Adão, para formar o casal primordial.
A Imperatriz, finalmente, é símbolo da palavra e representa o envoltório material do corpo, seus órgãos e suas funções. Ouspensky a imagina repousando sobre um trono de luz, bela e fecunda, em meio à interminável primavera.

 

 

 

 

IIII. O IMPERADOR

O Arcano da Autoridade, da Paternidade e da Obediência

Compilação de
Constantino K. Riemma





Tarô de Marselha

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Sentado num trono com as pernas cruzadas, um homem coroado é visto de perfil. Em sua mão direita traz um cetro que termina por um globo e pela cruz, enquanto a outra mão segura o cinto.
No primeiro plano, à direita, um escudo com a imagem de uma águia parece apoiar-se no chão.
Um colar amarelo prende uma pedra (ou um medalhão) de cor verde. A coroa se prolonga extraordinariamente por detrás da nuca.
O trono, uma cadeira em cujo braço esquerdo se apóia o Imperador, repousa – como a mesa do Arcano I – sobre um terreno aparentemente árido, do qual brota uma solitária planta amarela.
Ao contrário do emblema da Imperatriz, a águia do Arcano IIII olha para a esquerda. O desenho das águias, por outro lado, difere notavelmente num e noutro caso.
A notação IIII, no topo do desenho, que ocorre também nos arcanos VIIII, XIIII e XVIIII não é habitual na numeração romana (que registraria IV, IX, XIV e XIX).
Essa forma de grafar, porém, faz parte da tradição gráfica do Tarô, tal como aparece na versão de Marselha e na maioria das coleções de cartas antigas.


Significados simbólicos

O poder, o portal, o governo, a iniciação, o tetragrama, o quaternário, a pedra cúbica ou sua base. Proteção paternal.
Firmeza. Afirmação. Consistência. Poder executivo. Influência saturnina-marciana. Concretização, habilidades práticas, ordem, estabilidade, prestígio.

Interpretações usuais na cartomancia

Direito, rigor, certeza, firmeza, realização. Energia perseverante, vontade inquebrantável, execução do que está resolvido. Protetor poderoso.
Mental: Inteligência equilibrada, que não despreza o plano utilitário.
Emocional: Acordo, paz, conciliação dos sentimentos.
Físico: Os bens, o poder passageiro. Contrato firmado, fusão de sociedades, situação do acordo. Saúde equilibrada, mas com tendência à exuberância excessiva.
Sentido negativo: Resultados contrários ao pretendido, ruptura do equilíbrio. Queda. Perda dos bens, da saúde ou do domínio sobre coisas e seres. Oposição tenaz, hostilidade preconcebida. Teimosia, adversário obstinado; assunto contrário aos interesses. Autodestruição, grande risco de ser enganado. Autoritarismo, tirania, absolutismo.

História e iconografia

Alguns estudiosos chamam atenção para um aspecto significativo desta figura: o Imperador tem as pernas cruzadas. Este detalhe corroboraria a tese de inspiração germânica do arcano, visto que no antigo direito alemão esta posição era prescrita ritualmente para os altos magistrados (1220). No entanto, imagens semelhantes e igualmente antigas aparecem nas iconografias francesa e inglesa, representando altos dignitários.
O caráter cerimonial e prestigioso do cruzar as pernas pode ter uma origem mais remota, possivelmente oriental, já que isso não é habitual no panteão greco-romano.
O antigo simbolismo, convertido em liturgia pela codificação alemã, admite também um profundo sentido psicológico: cruzar as pernas e os braços indica concentração volitiva, encerra o protagonista na sua esfera pessoal e, do ponto de vista gestual, afirma claramente o desejo de individuação.
Outros detalhes merecem ser assinalados a propósito do Imperador.
É comum, associar o simbolismo do Tetragrammaton à figura do Imperador. É sabido que o tetragrama traduz ao nome de Deus omitindo-o, ao decompô-lo no nome das letras que o formam: Yod – He – Vau– He.


Tarô de Marselha
de Kris Hadar





He <- Vau <- He <- Yod
A leitura do nome das letras (grafadas da direita para a esquerda, em hebraico), dá Jehová, que não é o nome de Deus, mas alusão a ele.
Os cabalistas, como demonstra este exemplo, trabalham também com o pensamento analógico, tal como se vê nos demais estudos tradicionais.

“A idéia é perfeitamente clara” – diz Ouspensky – “se o Nome de Deus está realmente em tudo (se Deus está presente em tudo), então tudo deve ser análogo a tudo mais: a parte menor deverá ser análoga ao Todo, a partícula de pó análoga ao Universo, e todos análogos a Deus”.
Do ponto de vista cabalístico, a relação Tetragrama-Imperador parece muito fecunda, já que, comparada com as três letras anteriores (ou os três arcanos), consideradas respectivamente como o princípio ativo (I), o princípio passivo (II) e o princípio do equilíbrio ou neutralizador (III), a quarta letra ou carta é considerada o resultado e, também, o princípio da energia latente.




Tarô de Oswald Wirth

Isto se harmoniza perfeitamente com a versão de Wirth sobre o Arcano IIII, segundo a qual ele não é apenas o Príncipe deste mundo, que "reina sobre o concreto, sobre o que está corporificado", mas é também o paradigma do homem estritamente normal, em posse de suas potencialidades, mas ainda não realizado pela iniciação.
Nesse sentido, representa o quaternário de ordem terrena, de organização da vida sensível, e pode ser relacionado também ao demiurgo dos platônicos, às divindades inferiores em geral (os heróis, antes dos deuses), e a toda tentativa de criação de vida no nível terreno e perecível.
Também se vê nele, enquanto rei que propicia a prosperidade e o crescimento de seu povo, uma correspondência ao mito de Hércules, “portador da maçã, que leva as maçãs de ouro ao jardim das Hespérides”.
Hércules, enquanto herói solar, que resume como nenhum outro as fases do processo iniciático no sentido da liberação individual que, esotericamente, só se pode alcançar através do trabalho e do esforço.

Como Hércules, também o Imperador não transcende a condição humana, embora o princípio indique que poderá levá-la à sua mais alta manifestação.
É considerado, em sua face não trabalhada, como representante do aspecto violento e agressivo do masculino, mas também como dispensador da energia vital e, neste aspecto, como a Natureza abundante, divisível, nutritiva.

 

 

 

V. O Papa (O Pontífice ou o Hierofante)

O Arcano da Transcendência, da Iluminação, da Pobreza

Compilação de
Constantino K. Riemma




Tarô de Marselha

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Um grupo de três personagens em que um deles é visto de frente, sentado, com a mão direita levantada no sinal da benção, tendo em sua mão esquerda o eixo de uma cruz de seis braços; sua cabeça está coroada por uma tiara. Os outros dois personagens que se encontram em primeiro plano, de costas para quem contempla a imagem, têm os rostos voltados para o primeiro personagem.
Este, protagonista da figura, tem veste azul, capa vermelha ornada de amarelo. Sua mão esquerda está fechada e coberta por uma luva que tem impressa uma cruz dos templários. A barba e o cabelo do Pontífice são brancos.
Percebe-se apenas vagamente a cadeira em que o personagem central está sentado, com duas colunas ao fundo.
Os dois personagens que estão de costas mostram a tonsura. O da esquerda aponta sua mão direita para o solo, com os dedos separados. O homem da direita aponta para o alto com sua mão esquerda, com os dedos juntos.

Significados simbólicos

É o arcano do ato da bênção, da iniciação, da demonstração, do ensino. Lei, simbolismo, filosofia, religião.
Dever. Moral. Consciência. O Santo.



Interpretações usuais na cartomancia

Autoridade moral, sacerdócio. Proteção, lealdade. Observância das convenções, respeitabilidade. Ensino, conselhos equilibrados. Benevolência, generosidade indulgente,
perdão. Mansidão.
Busca de sentido, revelação, hora da verdade, confiança, indicações do caminho da salvação.
Mental: O Pontífice representa a forma ativa da inteligência humana, que traz principalmente as soluções lógicas. Significa também os pensamentos inspirados por um nível mais alto de consciência.
Emocional: Sentimentos poderosos, afetos sólidos, solicitude, sem cair em sentimentalismos. O Pontífice indica os sentimentos normais, tal como devem ser manifestados na vida, de acordo com as circunstâncias.
Físico: Equilíbrio, segurança na situação e na saúde. Segredo revelado. Vocação religiosa ou cientifica.
Sentido negativo: Indica um ser desprovido de sua razão e seus instintos, na obscuridade, carente de apoio espiritual. Projeto retardado.
Chefe sentencioso, moralista estreito, rígido, prisioneiro das formalidades, metafísico dogmático, professor autoritário, teórico limitado, pregador da “boca pra fora”.
Conselheiro desprovido de sentido prático.
Problemas com saúde, indecisão, negligência.


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História e iconografia

O Arcano V é uma das figuras que permitiram precisar com maior exatidão a antiguidade do Tarô, já que seus detalhes iconográficos remontam a um modelo perdido em que se inspirou necessariamente o desenho de Fautrier (Tarô de Marselha), o que é confirmado pelas diferenças e semelhanças com maços mais antigos, como os de Baldini (1436-1487) e Gringonneur (1450).
Em primeiro lugar, é preciso destacar que o Pontífice do Tarô de Marselha é barbudo, enquanto seus precursores renascentistas e medievais não o são. Há estudos que estabelecem uma curiosa cronologia da moda papal neste aspecto. Torna-se assim evidente que o tarô clássico copia um modelo mais antigo que não chegou até nós, mas que assegura a continuidade evolutiva do Tarô desde os imagiers du moyen age até a atualidade.
Outro detalhe interessante é o da evolução da tiara papal na iconografia do Tarô. A tiara (com seu simbolismo sobre a existência dos três reinos ou mundos) não é um elemento litúrgico que permaneceu invariável ao longo da História. Boa parte dos estudiosos tende a concluir que as composições das tiaras representadas no Tarô clássico foram inspiradas em




Tarô de Oswald Wirth

gravações bem anteriores ao final do século XV, possivelmente dos fins do primeiro milênio.
A luva papal ornada com a cruz-de-malta indica também a origem remota da imagem, já que desde os tempos de Inocêncio III (1197-1216) a cruz havia sido substituída por uma plaqueta circular.
Arcano da capacidade adivinhatória, da intuição filosófica, do conhecimento espontâneo, o Pontífice simboliza também (por seu número) o homem como intermediário entre a divindade e o plano das coisas criadas.
A soma destes simbolismos permite associá-lo ao mediador por excelência, o pacifista, o construtor de pontes, o que encontra a saída para situações aparentemente insolúveis, mediante um luminoso clarão intuitivo.
O Papa também é visto como representante da lei moral, não escrita, que domina a consciência e, no setenário que as pontas da sua cruz organizam, as virtudes necessárias para vencer os sete pecados capitais:
- orgulho (Sol), preguiça (Lua),
- inveja (Mercúrio), cólera (Marte), luxúria (Vênus),

- gula (Júpiter) e avareza (Saturno).
Wirth o imagina um ancião pleno de indulgência para com as debilidades humanas, pontificando ante duas categorias de fiéis: aqueles que compreendem (representados pelo personagem com a mão para o alto); e os que formam o rebanho cego e inconsciente que obedece por temor ao castigo, e não por autodeterminação (representados pelo personagem que aponta a mão para o chão). Estas combinações (alto e baixo, direita e esquerda) voltam a colocar a ordem do quaternário como modelo de organização. Considerado do ponto de vista do quaternário formado pelos arcanos anteriores, o Pontífice representaria o conteúdo da forma, a quintessência concebível (se bem que imperceptível), o domínio da quarta dimensão.

 

 

 

VI. Os Namorados (Os Enamorados ou Os Amantes)

O Arcano da Iniciação, da Castidade e do Livre-arbítrio

Compilação de
Constantino K. Riemma





Tarô de Marselha-Camoin

Um homem, entre duas mulheres, é visado por uma flecha que parece pronta para ser disparada por um anjo, Cupido, à frente de um disco solar. O homem, no centro do grupo, olha para a mulher da esquerda. Ele tem cabelos louros, as pernas descobertas, e sua vestimenta é uma túnica de listas verticais, com mangas e um cinto amarelo. Vê-se apenas uma das suas mãos, a direita, à altura do cinto.

A mulher da direita, com os cabelos louros soltos sobre os ombros, tem um rosto jovem, fino. A mão esquerda está pousada sobre o peito do homem, enquanto a direita aponta para baixo, de modo que os braços estão cruzados.

A outra mulher, a da esquerda, está representada de costas, mas o rosto aparece de perfil. Tem cabelos que escapam livremente de um curioso chapéu. Dirige a mão direita para a terra e pousa a esquerda sobre o ombro do jovem.

O anjo, de cabelos louros e asas azuis, segura uma flecha branca com uma das mãos enquanto com a outra segura um arco da mesma cor.

Do disco solar surgem 24 raios pontiagudos, um dos quais é superposto pela asa do anjo.



Significados simbólicos

Sentimento. Livre arbítrio. Maioridade. Prova. Escolha. Encadeamento, enredo, abraço,
luta, antagonismo, combinação, equilíbrio.

Matrimônio, ligação, união. Integração de ambos os sexos ao poder gerador do universo.

Interpretações usuais na cartomancia

Decisão voluntária, eleição. Votos, aspirações, desejos. Exame, deliberações, responsabilidades. Afetos.

É a carta da união e do matrimônio. Pode representar para os consulentes de ambos os sexos a iminência de uma escolha a ser realizada; em certos casos, também, a infidelidade.

Mental: Amor pelas belas formas e pelas artes plásticas.

Emocional: Dedicação e sacrifícios.

Físico: Os desejos, o amor, o sacrifício pela pátria ou pelos ideais sociais, assim como todos os sentimentos manifestados fortemente no plano físico.

Sentido negativo: Ruptura, separação, cortes, desordem. Divórcio. Prova a ser suportada. Dúvida, indecisão. Tentações perigosas, risco de ser seduzido. Má conduta, libertinagem. Debilidade, falta de heroísmo. Indecisão e impotência.


www.krishadar.com



História e iconografia

Em vasos e quadros da época romana, encontra-se com freqüência a imagem de um casal de namorados ante uma terceira pessoa ou elemento (em geral um Cupido).

O Arcano VI parece referir-se de forma alegórica a uma idéia diferente: a famosa parábola de Hércules na encruzilhada entre a Virtude e o Vicio, tal como conta Xenofonte nas suas lembranças de Sócrates. É bem provável que esta parábola – e suas variantes, como a de Luciano, o Jovem, disputado pela Arte e pela Ciência, entre as mais conhecidas – tenha sido popular na Idade Média, visto que é citada por vários autores dessa época (Cícero, no Tratado dos Deveres; São Basílio, no seu Discurso aos Jovens).

A idéia fundamental deste tema – ou seja, a necessidade de escolha entre dois caminhos – encontra-se igualmente em muitas imagens cristãs. Pode-se citar como exemplo uma miniatura bizantina do século X, onde Davi está representado entre duas mulheres que simbolizam a Sabedoria e a Profecia: a pomba que pousa sobre a cabeça do rei lembra em muito o Cupido do Arcano VI.

A antiguidade desta parábola é indiscutível, mesmo que as suas representações gráficas mais remotas não tenham chegado até nos. Na vida de Apolônio de Tiana, narrada por Filostrates no final do século II, há uma curiosa passagem em que um sábio egípcio diz a Apolônio:

“Tu conheces, nos livros de imagens, a representação de Hércules em que ele, jovem, ainda não escolheu o seu caminho. O Vício e a Virtude o rodeiam, tentam atraí-lo, cada um o quer para si...”



Davi, entre a Sabedoria e a Profecia




É preciso remontar mais uma vez aos pitagóricos para encontrar o simbolismo gráfico do tema, representado entre eles pela letra Y, emblema da escolha vital que todo homem realiza no final da infância.




Tarô de Oswald Wirth

O traço da metade inferior da letra Y representaria precisamente a infância, isenta de vícios ou virtudes; os braços que partem da bifurcação da letra representariam cada uma dessas tendências, enquanto que o ponto onde a bifurcação se produz seria o momento exato em que a puberdade se manifesta.

É comum encontrar nos manuscritos medievais esta referência à letra Y: “bifurcação, ou letra de Pitágoras”. Não é casual, assim, que alguns desenhos modernos do Tarô mencionem esta lâmina como A Dúvida ou A Prova.

Esse mesmo significado é mencionado no Antigo Testamento – no Deuteronômio, no primeiro dos Salmos, e mais explicitamente ainda em Jeremias. A idéia não reaparece no Novo Testamento, mas sim no começo dos Ensinamentos dos Doze Apóstolos, texto não canônico, presumivelmente composto por volta do século II: “Dois são os caminhos; um leva à Vida e outro à Morte”.

Uma interpretação totalmente diferente vê nessa estampa o ato do compromisso matrimonial dos noivos diante do sacerdote, ou seja, a cerimônia matrimônio enquanto sacramento. É o caso de alguns dos


célebres pintores renascentistas – Rafael, Perugino – deram testemunho dessa cerimônia na vida da Virgem.

Wirth vê no Enamorado a primeira fase individual da trajetória iniciática, quando o homem terminou a sua formação, mas não começou ainda o seu trabalho.

Outra vertente de interpretação menciona o simbolismo sexual do “senário”, partindo do sentido literal do nome da Carta.

“Entre os pitagóricos – disse Clemente de Alexandria – o seis é um numero sexual, chamando-se por esta razão O Matrimônio”.

Nas analogias geométricas, o Enamorado se identifica ao selo de Salomão, ou seja, tem claro vínculo com cópula dos triângulos entrelaçados.

Do ponto do vista psicológico, é sem dúvida a metáfora mais transparente do caminho para a identidade, que apenas se realiza no conflito e no intercâmbio com o mundo e com os outros.

 

 

 

VII. O Carro

O Arcano do Domínio, do Repouso

Compilação de
Constantino K. Riemma





Tarô Marselha- Camoin

Dois cavalos arrastam uma espécie de caixa, montada sobre duas rodas e coberta por um dossel, onde se encontra um homem coroado, que traz um cetro em sua mão direita. Na parte frontal do carro (a única visível), em boa parte dos tarôs clássicos, há um escudo com duas letras, que variam com as editoras das lâminas.
Mais do que de cavalos, poderíamos falar de dois corpos dianteiros, fundidos ao carro. Os dois animais olham para a esquerda, mas a sua disposição é tal que parecem andar cada um para o seu lado. O cavalo da esquerda levanta a pata direita, e o da direita, a pata esquerda. O dossel repousa sobre quatro colunas.
O homem, que tem uma coroa do tipo das de marquês, tem a mão esquerda sobre um cinto amarelo, na altura da cintura, e na mão direita traz um cetro que termina por um ornamento esférico encimado por um cone. O peito do personagem está coberto por uma couraça. Cada um dos seus ombros está protegido por uma meia-lua, com rostos de expressão diferente.
Os cabelos do personagem são amarelos, e seu olhar dirige-se ligeiramente para a esquerda, no mesmo sentido que o de seus cavalos.

Cinco plantas brotam do solo. Não aparecem rédeas ou qualquer outro meio de guiar o carro.

Significados simbólicos

Contemplação ativa, repouso. Vitória, triunfo.
O setenário sagrado, a realeza, o sacerdócio.
Magistério. Superioridade. Realização.

Interpretações usuais na cartomancias

Êxito legítimo, avanço merecido. Talento, dons, capacidade, aptidões postas em marcha. Tato para governar, diplomacia, direção competente.
Conciliação dos antagonismos, condução de forças divergentes. Progresso, mobilidade, viagens por terra.
Mental: As coisas se realizam, mas falta ainda montar as peças de conjunto.
Emocional: Afeto manifestado; protetor, serviçal.
Físico: Grande atividade, rapidez nas ações. Boa saúde, força, atividade intensa. Do ponto de vista do dinheiro: gastos ou ganhos, movimento de fundos.
Significa também notícia inesperada, conquista. Pode ser interpretado também como difusão da obra ou atividades do consulente através de palavras e, segundo sua localização na tiragem, significa elogios ou calúnias.


Tarô Kris Hadar



Sentido negativo: Ambições injustificadas, vanglória, megalomania. Falta de talento e de consideração. Governo ilegítimo, situação usurpada, ditadura. Oportunismo perigoso. Preocupações, cansaço, atividade febril e sem repouso. Perda de controle.

História e iconografia

O desfile dos heróis triunfantes de pé sobre seus carros de guerra é um costume pelo menos tão antigo quanto os próprios carros de guerra. Court de Gébelin – e com ele os que acreditam numa origem egípcia do Tarô – imagina que o Arcano VII nada mais é que a reapresentação do Osíris triunfal, e que os cavalos são uma herança vulgar da Esfinge.
Mais coerente, contudo, é relacioná-lo às apoteoses lendárias que comoveram a Idade Média, época em que se localiza sua iconografia.
Mais coerente, contudo, é relacioná-lo às apoteoses lendárias que comoveram a Idade Média, época em que se localiza sua iconografia.
Pode também lembrar um conto do ciclo mítico de Alexandre, o Grande, amplamente reproduzido desde a Antiguidade até o período do Renascimento.
Levado até o Oriente pela sucessão de seus triunfos, Alexandre teria chegado até o fim do mundo. Quis então saber se era verdade que a Terra e o Céu se tocavam num ponto comum. Para isto seduziu com ardis – é preciso recordar que a astúcia é também prerrogativa dos heróis – dois pássaros gigantes que existiam na região; prendeu-os e acomodou entre eles uma cesta.
Com uma lança na mão, em cujo extremo havia atravessado um pedaço de carne de cavalo, o conquistador subiu ao seu carro improvisado. Com a promessa de comida que oscilava ante seus olhos, os Grifos começaram a mover-se e alçaram vôo. Os heróis não podem, contudo, sobrepor-se aos deuses: na metade do caminho Alexandre


Apolo e o Grifo

www.mythesgrecs.fr.st



recebeu um emissário dos deuses, um enfurecido Homem Pássaro que insistiu para que ele desistisse de seu projeto. Muito a contragosto, Alexandre aceitou a censura e atirou a lança para a Terra, para onde desceram os Grifos, impacientes e vorazes.
Essa lenda, nascida certamente no Oriente, foi introduzida na Europa no fim do século II. Estendeu-se em seguida por todo o Ocidente cristão e era conhecida desde a baixa Idade Média. Numerosas ilustrações e várias esculturas que a representam chegaram até nós. A Crônica Mundial, de Rudolph von Ems (século XIII) a reproduz em uma detalhada miniatura; em São Marcos de Veneza está o relevo talvez mais significativo para rastrear as fontes inspiradoras do Arcano VII: a cesta de Alexandre é ali uma caixa semelhante à de O Carro; aparecem também as rodas esboçadas.
Durante a Idade Média, a arte dos imagiers parece ter-se servido desta lenda como uma alegoria do orgulho.
Por sua amplitude simbólica e pela beleza da sua composição, O Carro figura entre os arcanos de maior prestígio do Tarô. É, também, um dos que oferecem maiores lacunas de interpretação.
Relacionado em princípio com Zain (sétima letra do alfabeto hebreu, que corresponde ao nosso Z), denuncia uma mobilidade e inquietude que tem a ver com todo deslocamento ou ação ziguezagueante, veloz.



Elias no Carro de Fogo (A visão de Ezequiel)

Tela de Giuseppe Angeli, 1712 - 1798



Por sua amplitude simbólica e pela beleza da sua composição, O Carro figura entre os arcanos de maior prestígio do Tarô. É, também, um dos que oferecem maiores lacunas de interpretação.
Relacionado em princípio com Zain (sétima letra do alfabeto hebreu, que corresponde ao nosso Z), representa uma mobilidade e inquietude que tem a ver com todo deslocamento ou
ação ziguezagueante, veloz.
Há autores que relacionam as rodas do Carro aos torvelinhos de fogo da visão de Ezequiel.
Quando se traduz a lâmina pela palavra carro – protótipo dos sistemas de troca – representa o que é móvel, transferível, interpretável. Nesse caso, seu aspecto oracular é associado às mudanças provocadas pela palavra: elogios, calúnias, difusão da obra, boas ou más notícias; e, por extensão, aos sistemas de intercâmbio em geral (economian movimento de fundos).
Aponta-se aqui a questão das relações entre esta mobilidade e o dinamismo mercurial do Prestidigitador, já que esses arcanos se encontram no início e no fechamento do primeiro setenário do Tarô.
Talvez esta analogia possa ser levada mais longe, e não parece impossível que a figura toda seja uma ilustração desta passagem bíblica. Em Ezequiel (I, 4-28), com efeito, aparecem não só as rodas, o carro e os animais, mas também “sobre o trono, no alto, uma figura semelhante a um homem que se erguia sobre ele. E o que dele aparecia, da cintura para cima, era como o fulgor de um metal resplandecente”, o que é uma descrição bastante aproximada do personagem do Arcano VII. Nessa mesma passagem podem-se encontrar também analogias válidas para o simbolismo geral do Arcano XXI (O Mundo).


Currus Triumphalis
Amsterdã, 1671



Há quem veja ainda, nos animais presos, uma anfisbena(serpente de duas cabeças), ou poderes antagônicos que é necessário subjugar para prosseguir – “como no caduceu se




Tarô de Oswald Wirth

equilibram as duas serpentes contrárias”. O veículo representaria o simbolismo do Antimônio (ou a Alma Intelectual dos alquimistas), mencionado como Currus Triumphalis num tratado de Basílio Valentin (Amsterdã, 1671).
A totalidade do arcano sugere, para Wirth, a idéia do corpo sutil da alma, graças ao qual o espírito pode se manifestar no campo do material. Esta idéia de um halo ou dupla transubstancial que não pode ser relacionada a nenhum dos três aspectos do homem (corpo –> alma –> espírito), mas que tende a relacioná-los entre si, gozou de um vasto prestígio esotérico: é o corpo sideral de Paracelso (ou astral, na linguagem teosófica), como também o “corpo aromático”, de Fourier, ou o Kama rupa do budismo soteriológico.
Finalmente, permanece em aberto a explicação para as letras inscritas no escudo: S e M (no Tarô da editora Grimaud). Alguns supõem que se referem a Sua Majestade; outros, que falam dos dois princípios alquímicos, Sulfur e Mercurius). Não é este o único ponto obscuro do arcano que Éliphas Lévy chamou “o mais belo e mais completo de todos que compõem a chave do Tarô”.
 

 

VIII. A Justiça

O arcano do Equilíbrio, da Imparcialidade

Compilação de
Constantino K. Riemma





Marselha-Camoin

Uma mulher, sentada num trono, tem em sua mão direita uma espada desembainhada com a ponta virada para cima, e na esquerda uma balança com os pratos em equilíbrio. A mão que segura a balança encontra-se à altura do coração.
Este personagem, que é visto de frente, está vestido com uma túnica cujo panejamento sugere uma mandorla (ver arcano 21 – O Mundo), espaço de conciliação das polaridades.
Não se vêem os pés da mulher nem a cadeira propriamente dita. Aparece, em compensação, com toda nitidez, o espaldar do trono: as esferas que o arrematam estão talhadas de maneira diferente.

Significados simbólicos

Justiça, equilíbrio, ordem.
Capacidade de julgamento.
Conciliação entre o ideal e o possível. Harmonia. Objetividade, regularidade, método.
Balança, avaliação, atração e repulsão, vida e temor, promessa e ameaça.



Interpretações usuais na cartomancia

Estabilidade, ordem, persistência, normalidade. Lei, disciplina, lógica, coordenação. Flexibilidade, adaptação às necessidades. Opiniões moderadas. Razão, sentido prático. Administração, economia. Obediência.
Soluções boas e justas; equilíbrio, correção, abandono de velhos hábitos.
Mental: Clareza de juízo. Conselhos que permitem avaliar com justeza. Autoridade para apreciar cada coisa no momento oportuno.
Emocional: Aridez, secura, consideração estrita do que se diz, possibilidade de cortar os vínculos afetivos, divórcio, separação. Este arcano representa um princípio de rigor.
Físico: Processo, reabilitação, prestação de contas. Equilíbrio de saúde, mas com tendência a problemas decorrentes de excessos (obesidade, apoplexia), devido à imobilidade da carta.
Sentido negativo: Perda. Injustiça. Condenação injusta, processo com castigo. Grande desordem, perigo de ser vítima de vigaristas. Aburguesamento.


Marselha-Grimaud




História e iconografia




Bamberg (1237)

A representação da Justiça como uma mulher com balança e espada (ou livro) data provavelmente de um período remoto da arte romana.
Durante a primeira parte da Idade Média, espada e balança passaram a ser atributos do Arcanjo Miguel, comumente designado por Micael ou São Miguel, que parece ter herdado as funções do Osíris subterrâneo, o pesador de almas.
Mais tarde estes elementos passam para as mãos da impassível dama, da qual há figurações relativamente antigas na arte medieval: um alto-relevo da catedral de Bamberg, datado de 1237, a representa deste modo.

Pelo que parece, a iconografia do Arcano VIII seguiu com bastante fidelidade a tradição artística.
A espada e a balança são, para Aristóteles, os elementos representativos da justiça: a primeira porque se refere à sua capacidade distributiva; a segunda, à sua missão equilibradora. Ao contrário das alegorias inspiradas na Têmis grega, a Justiça do Tarô não tem venda sobre os olhos.
É comum relacionar este arcano ao signo zodiacal de Libra. Ele representa, como aquele, nem tanto a justiça exterior ou a legalidade social, mas sim a função interior justiceira que põe em movimento todo um processo psíquico (ou psicossomático) para determinar o castigo do culpado, partindo já da idéia de que “a culpa não é, em si, diferente do castigo”.
Também se atribui à balança uma função distributiva entre bem e mal, e a expressão do princípio de equilíbrio. A espada, por sua vez, representa a sentença, a decisão psíquica, a palavra de Deus.


Miguel Arcanjo







Na divisão do Tarô em três setenários, a ordem que Wirth estabelece é descendente, correspondendo aos arcanos I-VII a esfera ativa do Espírito; aos VIII-XIV, a esfera intermediária, anímica; aos arcanos XVI-XXI, a esfera passiva do Corpo.
O segundo setenário – que se inicia com a Justiça – corresponde à Alma ou ao aspecto psicológico da individualidade.
“O primeiro termo de um setenário – diz Wirth – desempenha necessariamente um papel gerador. Assim, o espírito emana da Causa Primeira (O Prestidigitador), a alma procede do Arcano VIII, e o corpo, do XV (O Diabo)”.
Examinado do ponto de vista dos ternários, a Justiça (8), ocupa o segundo termo do terceiro ternário, sendo precedida pelo Carro (7), que cumpre aí a função geradora, enquanto ela, a Justiça, passa a exercer a função de organizadora.

A Justiça no Tarô de Oswald Wirth



Neste sentido – confirmado por sua localização na ordem dos ternários – esclarece-se o caráter esotérico do Arcano VIII: nada pode viver sem cobrir a distância entre a origem e o equilíbrio, já que os seres não existem a não ser em virtude da lei à qual estão submetidos.
É interessante também analisar a correspondência simbólica entre a Justiça (8) e o Imperador (4), já que há uma aliança evidente entre os princípios de Poder e Lei e a busca da harmonia do governo (de um estado, de uma situação, da individualidade).
Na mitologia grega, Zeus gera em Têmis (a fraternal divindade justiceira do Olimpo grego), entre outras filhas, as Horas ou Quatro Estações, e Diqué, a personificação da Justiça. Essa filiação permite relacionar o Arcano VIII à ordem do quaternário, detalhe que já se evidencia a partir de seu número (8 = 2 x 4).

 

 

 

IX (ou VIIII). O Eremita (ou Ermitão)

O Arcano da Consciência, do Iniciado

Compilação de
Constantino K. Riemma





Marselha-Kris Hadar

Um homem, de pé, tem na mão esquerda um bastão que lhe serve de apoio, enquanto que com a direita levanta uma lanterna até a altura do rosto. Está representado de três quartos, com o rosto voltado para a esquerda. Veste uma grande túnica e um manto azul com o forro amarelo. Seu capucho, caído sobre as costas, parece continuar a túnica e é arrematado por uma borla amarela.
A lâmpada, aparentemente hexagonal, tem apenas três de seus lados visíveis, sendo o central vermelho e os restantes amarelos.
O fundo da gravura é incolor, e o chão de um amarelo estriado de listas negras, muito semelhante ao reverso do manto.

Significados simbólicos

O Iniciado, o buscador incansável. Sabedoria, iluminação, estudo, autoconhecimento
Meditação, recolhimento, saber desligar-se. Reavaliação da vida e dos objetivos.
Concentração, silêncio. Profundidade.
Prudência. Reserva. Limites. Influência saturnina.



Interpretações usuais na cartomancia

Austeridade, moderação, sobriedade, discrição. Médico experiente, sábio que cala seus segredos. Celibato. Castidade.
Mental: Contribuição luminosa à resolução de qualquer problema. Esclarecimento que chegará de modo espontâneo.
Emocional: Alcançar as soluções. Coordenação, encontro de afinidades. Significa também prudência, não por temor, mas para melhor construir.
Físico: Segredo descoberto, luz que se fará sobre projetos até agora ocultos. Na saúde: conhecimento do estado real, consultas que podem remediar os problemas.
Sentido negativo: Obscuridade, concepção falsa de uma situação. Dificuldades para nadar contra a corrente. Timidez, isolamento, depressão, recusa de relações.
Mutismo, circunspecção exagerada, isolamento, caráter fechado. Avareza, pobreza. Conspirador tenebroso.

Tarô e Marselha-Camoin






História e iconografia

O Ermitão é, sem dúvida, um dos arcanos menos alegóricos do Tarô. A imagem de um peregrino em hábito de monge, transportando um cajado, pode ser encontrado em dezenas de iluminuras em manuscritos dos séculos XV e XVI. O único detalhe que o afasta desta monotonia é a lâmpada que leva na mão direita: por ela imagina-se que seja uma ilustração da conhecida história de Diógenes em busca de um homem. Esse relato foi muito popular na alta Idade Média e no Renascimento e, de fato, vários modelos renascentistas do Tarô chamam o Arcano VIIII de Diógenes.
Alguns estudiosos acreditam que boa parte do simbolismo do Ermitão liga-se aos princípios fundamentais desse filósofo cínico: desprezo pelas convenções e vaidades, isolamento, renúncia à transmissão pública do conhecimento.




Tarô de Oswald Wirth

Mas este mutável personagem teve ainda outras representações: no tarocchino de Bolonha, aparece com muletas e asas; no de Carlos VI, tem uma ampulheta no lugar da lâmpada (o que o associa a Cronos ou Saturno, medidores do tempo).
Outra interpretação surge ainda do aparente erro ortográfico que se pode ver no Tarô de Marselha, onde a carta figura como L'Hermite em lugar de L'Ermite. Etimologicamente, o nome não derivaria então do grego eremites, eremos = deserto, mas provavelmente de Hermes e seu polivalente simbolismo. A esse respeito, podemos lembrar que é precisamente a Thot, equivalente egípcio de Hermes, que Gébelin e seus seguidores atribuem a invenção do Tarô.
Wirth explica os atributos do Eremita como termo final do terceiro ternário do Tarô, relacionando-o com os arcanos VII e VIII, que o precedem nesse ternário. Nessa relação, O Carro aparece como o homem jovem e impaciente para realizar a obra do progresso, que A Justiça se encarrega de retardar, amiga como é da ordem e pouco amante das improvisações; O Ermitão seria o conciliador deste antagonismo, evitando tanto a precipitação quanto a imobilidade.

Costuma-se interpretar também o seu significado como oposto e complementar ao do Arcano V (O Pontífice): o Eremita não é o codificador da liturgia, o responsável executivo de uma igreja, o pastor de um rebanho: seu pontificado é silencioso e sutil, seus discípulos são escolhidos. Na relação iniciática, é evidente que representa o “guru” e por isso foi definido como “o artesão secreto do futuro”.
No sentido negativo, o Arcano VIIII não é apenas a carta dos taciturnos; por sua minuciosidade e ritualismo, refere-se também aos temperamentos obsessivos.

 

 

X. A Roda da Fortuna (A Roda do Destino)

O Arcano dos Ciclos e da Natureza caída

Compilação de
Constantino K. Riemma





Tarô de Marselha-Camoin

Sobre o aro de uma roda de seis raios, suspensa no ar por um apetrecho de madeira, seguram-se três animais estranhos.
O fundo é branco; o chão está cortado por listas negras. A roda se apóia sobre dois pés ou suportes paralelos; o da esquerda não chega ao eixo.
Do centro da roda saem seis raios – azuis até menos da metade e em seguida brancos – que se fixam na parte interna do aro: dois deles formam ângulo reto com o chão; os outros quatro representam um xis (ou o dez romano, número da carta, ou ainda uma cruz de Santo André).
À direita, um animal intermediário entre cachorro e lebre (com patas traseiras que não combinam com esses animais) parece subir pela roda; à esquerda, uma espécie de macaco desce de cabeça para baixo. Na parte superior, uma plataforma suporta uma figura que pode ser vista como uma esfinge coroada; três das suas patas repousam sobre a base, enquanto a pata anterior esquerda empunha uma espada desembainhada.

Significados simbólicos

Os ciclos sucessivos na natureza e na vida humana. As fases da manifestação, o movimento de ascensão e de declínio.


A mobilidades da coisas, as Influências lunares e mercurianas.

Interpretações usuais na cartomancia

Boa sorte, louvor, honra.
Alternativas

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  111. tarô e os arcanos
  112. dedaleira
  113. flor de maracujá
  114. hibisco
  115. rosa
  116. Encontre sua flor. Hóroscopo das flores.campainha imperial
  117. arcanos do tarô
  118. oxum do amor
  119. ORAÇÃO A SÃO CIPRIANO: oração das 13 coisas para amolecer o coração de alguém.
  120. consultas com tarot
  121. consultas esotéricas
  122. bola de cristal
  123. ciganas
  124. vela de sapo
  125. Interpretações usuais na Cartomancia
  126. o rei de paus na cartomancia
  127. Deus Rá
  128. Horóscopo Egipcio
  129. arvore goiabeira
  130. signo de jacarandá
  131. signo de oliveira
  132. signo de ipê
  133. Horóscopo das Árvores
  134. Depressão e suicídio
  135. mãe pisciana
  136. mãe aquariana
  137. mãe capricornia
  138. mãe sagitariana
  139. mãe escorpiana
  140. Deus Neit
  141. Deus Maat
  142. Deus Osíris
  143. Naipe de Paus cartas
  144. mantras de ganesha
  145. egipcia do gato
  146. magias e oráculos
  147. Oráculos e animais
  148. Deus ÍSIS
  149. Deus TOT
  150. Deus Ptah
  151. Deus Sekhmet
  152. Deus Taueret
  153. Deus Bastet
  154. Deus Anúbis
  155. Deus Hátor
  156. mãe libriana
  157. mãe virgiana
  158. doença espiritual
  159. carmas depressivos
  160. karmas
  161. depressão
  162. Doenças Espirituais
  163. oferendas a oxumaré
  164. caracteristicas de Oxumaré
  165. orixá Oxumaré
  166. Oxumaré
  167. oferenda a ewá
  168. caracteristicas de ewá
  169. orixá Ewá
  170. ewá
  171. obsessão espiritual
  172. maldição espiritual
  173. Banhos na Umbanda
  174. mãe canceriana
  175. mãe germinana
  176. mãe taurina
  177. Horoscopo das mães. mãe ariana
  178. Signos e remedios florais
  179. banho de amarração
  180. banho de sal grosso
  181. banho para os negocios
  182. banho para dinheiro
  183. banho de atração
  184. banho para abrir caminho
  185. banho para amor
  186. banho energetico
  187. tarot carta sacerdotisa
  188. Os reis
  189. Horoscopo Xâmanico lobo
  190. horoscopo xamã
  191. Horoscopo Xâmanico
  192. incenso de pomba gira
  193. incenso de almiscar
  194. incenso de jasmim
  195. pra que serve o incenso
  196. usar incenso
  197. incenso nos rituais
  198. incenso na magia
  199. incenso e suas caracteristicas
  200. incenso de sandalo
  201. incenso de rosas
  202. Horoscopo Xâmanico castor
  203. Horoscopo Xâmanico salmão
  204. Horoscopo Xâmanico urso pardo
  205. naipe de ouros e riqueza
  206. cartomancia e o naipe de ouros
  207. Naipe de ouro significados gerais
  208. Naipe de ouro cartas
  209. cartomancia e os elementos
  210. cartomancia e os naipes
  211. ar naipe de espadas
  212. agua naipe de copas
  213. terra naipe de ouros
  214. fogo naipe de paus
  215. Naipes e elementos
  216. Simbolos númericos 1/10
  217. Horoscopo Xâmanico pica pau
  218. Incensos
  219. Horóscopo cigan
  220. FENG SHUI - COZINHA
  221. FENG SHUI - BANHEIRO
  222. FENG SHUI - SÍMBOLOS DOS ANIMAIS
  223. Feng shui
  224. aprenda a calcular o odú
  225. aprenda a calcular odús
  226. calcular odús
  227. odús
  228. Traição sentimental nos signos
  229. signos
  230. caracteristicas da cartomancia naipe
  231. o 7 de paus na cartomancia
  232. o as de paus na cartomancia
  233. FENG SHUI - JARDINS
  234. FENG SHUI - QUARTOS
  235. FENG SHUI - DICAS
  236. Horóscopo cigano machado
  237. Horóscopo cigano adaga
  238. Horóscopo cigano moeda
  239. Horóscopo cigano sino
  240. Horóscopo cigano estrela
  241. Horóscopo cigano roda
  242. Horóscopo cigano candeias
  243. Horóscopo cigano coroa
  244. Horóscopo cigano punhal
  245. Horóscopo cigano
  246. cores e energia
  247. CHAKRAS E CORES
  248. FENG SHUI - CORES
  249. a dama de paus na cartomancia
  250. consulte o baralho do amor
  251. aprender wicca
  252. caracteristicas de Maria Padilha Pombo gira
  253. Maria Padilha Pombo gira
  254. lista de comida das entidades
  255. lista de comidas de santos
  256. caruru
  257. axoxô
  258. ado
  259. amalá
  260. acarajé
  261. Comida dos orixás
  262. exus diversos
  263. exu e suas falanges
  264. Exu Cigano
  265. Magias e simpatias para emagrecer
  266. simpatia para emagrecer
  267. magia para emagrecer
  268. Wicca 13 Metas
  269. deusa de kalli
  270. deusa hecate
  271. deusa mãe
  272. o que é um bruxo
  273. O que é Uma bruxa?
  274. simpatia com agua e arroz
  275. simpatia com grão de arroz
  276. Simpatia para emagrecer de Chico Xavier
  277. simpatia pra perder kilo
  278. simpatia pra perder peso
  279. chico xavier simpatia
  280. jejum
  281. homens no tarot- rei de ouro
  282. homens no tarot-Rei de Espadas
  283. pablo cigano oração
  284. CIGANO PABLO Ponto
  285. historia de cigano ramires
  286. as cores do cigano ramires
  287. cigano ramires e sua magia
  288. caracteristicas do cigano ramires
  289. CIGANO RAMIRES
  290. SANTA SARA - PROTETORA DOS CIGANOS
  291. SAUDAÇÃO AOS ELEMENTOS DO POVO CIGANO
  292. bebida da cigana clara
  293. cor da cigana clara
  294. cigana clara do oriente
  295. CIGANA CLARA
  296. oração de cigano pablo
  297. Exu das Sete Encruzilhadas
  298. Historia Exu das Sete Encruzilhadas
  299. homens nas cartas de Tarot- rei de paus
  300. homens nas cartas de Tarot
  301. personalidade dos homens no tarot
  302. personalidade do rei de paus
  303. falange Exu da Meia noite
  304. caracteristicas Exu da Meia noite
  305. Exu da Meia noite
  306. Exu Veludo Cigano
  307. Exu Veludo da Meia Noite
  308. Exu Veludo do Oriente
  309. Exu Veludo 7 Encruzilhadas
  310. Exu veludo
  311. exu rei das 7 encruzilhadas
  312. roupa do cigano igor
  313. arcanjo samuel
  314. orações ciganas
  315. salmos
  316. santos
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  318. amarração amorosa
  319. tarô online
  320. significado da carta os enamorados
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  323. Tarot carta os enamorados
  324. cosme e damião na umbanda
  325. brinquedo de cosme e damião
  326. doces de cosme e damião
  327. magias e rituais
  328. O Homem Taurino Apaixonado
  329. o homem de touro apaixonado
  330. arcanjos dos signos
  331. touro e as caracteristicas dos homens
  332. personalidade do homem de touro
  333. O homem Taurino
  334. aries e o casamento
  335. aries e o amor
  336. como conquistar um ariano
  337. homem de aries apaixonado
  338. lendas ciganas
  339. taurino e o amor
  340. touro e o amor
  341. como seduzir um homem de touro
  342. como conquistar um homem taurino
  343. balas de são cosme e damião
  344. Amados São Cosme e São Damião
  345. gnomos
  346. O que é isso de elementais falsos
  347. O que são elementais
  348. Exu é diabo?
  349. Com quanto Exus eu posso trabalhar
  350. cigana das almas
  351. cigana sulamita
  352. Tenho uma entidade
  353. entidades que já chegam bêbadas
  354. entidades de Umbanda bebem
  355. Preto Velho e Caboclo fumam nos Terreiros
  356. Exu Mirim é criança de Umbanda
  357. Como posso obter o Ponto riscado do Caboclo Cobra Coral?
  358. salamandras
  359. Zé pelintra aSeu Zé Pelintra é Exu
  360. Mestre ou Caboclo Leia mais: http://preview.tarotchatealtamagia.webnode.com.br/ze-pelintra-algumas respostas
  361. Oração a Cosme e Damião
  362. omulu e as pipocas
  363. omulu carne de porco
  364. oferendas a omulu
  365. Culto a Omulú/Obaluaiê
  366. menstruação irregular
  367. corrimento vaginal
  368. árvore de casca amarga
  369. trato urinário
  370. erva agoniada
  371. chá de erva agoniada
  372. Mestre ou Caboclo
  373. Seu Zé Pelintra é Exu
  374. wicca para iniciantes
  375. o que cigano igor bebe
  376. o homem libriano
  377. conquistar homem capricorniano
  378. como conquistar homem de capricornio
  379. homem de capricornio
  380. seduzir homem aquariano
  381. caracteristica do homem aquariano
  382. homem de aquario quando ama
  383. conquistar homem de aquario
  384. O homem de aquário
  385. caracteristicas do homem de peixes
  386. como conquistar um homem de peixes
  387. como conquistar um pisciano
  388. O pisciano
  389. homem de peixes
  390. capricorniano apaixonado
  391. O homem de sagitário
  392. conquistar homem sagitariano
  393. homem de liibra amando
  394. homem de libra apaixonado
  395. O homem de Libra
  396. seduzir um homem de escorpião
  397. homem de escorpião amando
  398. o homem de escorpião apaixonado
  399. conquistar o homem de escorpião
  400. O homem de escorpião
  401. seduzir o homem de sagitario
  402. amor do homem de sagitario
  403. homem sagitariano amando
  404. homem sagitariano apaixonado
  405. conquistar homem de sagitario
  406. Homem ariano quando apaixonados
  407. o ariano na cama
  408. jogar tarot de marselha
  409. tarot de marselha o que é
  410. o sacerdote
  411. a papisa
  412. o mundo
  413. o louco
  414. Taro é o chamado Taro de Marselha
  415. ciganos espanhói
  416. cartas do Taro
  417. Taro é um baralho
  418. O Tarot é
  419. Tarot Pra que serve o tarot
  420. cartas e tarot
  421. online tarot
  422. História dos Ciganos
  423. origens ciganas
  424. como seduzir um ariano
  425. como seduzir homem de aries
  426. como conquistar um homem ariano
  427. ariano como conquistar
  428. O ariano adora
  429. O Homem de Áries
  430. Analisando os movimentos do Pêndulo
  431. Usando o Pêndulo
  432. Como usar e fazer o pendulo
  433. tecnicas de radiostesia
  434. necromancia
  435. limpeza energetica
  436. Pêndulos
  437. amor e baralho
  438. bebida do cigano igor
  439. oração de oxum para o amor
  440. Oração e Prece a Oxum
  441. proteção de santa sara
  442. escrever nome no papel
  443. pedaço de papel
  444. dente de alho
  445. Ritual Cigano para a saúde
  446. pires branco
  447. mel de abelha
  448. mel
  449. Ritual cigano para o amor
  450. pregos novos
  451. pregos
  452. oração amorosa de oxum
  453. Ritual Cigano para esquecer um amor
  454. o homem na personalidade do rei de paus
  455. oferenda a cigano igor
  456. prece a cigano igor do oriente
  457. oração ao cigano igor
  458. CIGANO IGOR DO RIO EUFRATES
  459. magia pra namorado voltar
  460. magia pra ex voltar
  461. magia de amor para trazer ex de volta
  462. magia de amor para trazer homem de volta
  463. barbante
  464. 2 papeis brancos
  465. chuchus
  466. magia de amor com chuchu
  467. Magia para trazer amor de volta
  468. maça vermelha
  469. Ritual Cigano para trabalho
  470. como conquistar um homem de cancer
  471. O Homem de Cancer
  472. como seduzir um homem de virgem
  473. caracteristicas dos homens de virgens
  474. o homem de virgem apaixonado
  475. como conquistar o homem virgiano
  476. O Homem de virgem
  477. como seduzir o homem de leão
  478. como conquistar o homem leonino
  479. como conquistar o homem de leão
  480. O Homem de leão
  481. como seduzir homem libriano
  482. como conquistar um libriano
  483. homem de cancer apaixonado
  484. como seduzir o canceriano
  485. O Homem de Gêmeos
  486. dinheiro e fartura
  487. fazer defumação
  488. queimar as ervas
  489. erva doce
  490. folhas de louro
  491. Ritual Cigano para atrair dinheiro
  492. Signos e os Anjos
  493. como entender um homem de gemeos
  494. como deixar um homem de gemeos apaixonado
  495. germiniano apaixonado
  496. como seduzir um germiniano
  497. homem de gemeos apaixonado
  498. como conquistar homem de gemeos
  499. o libriano apaixonado
  500. tarot Carta o Mago
  501. leão com virgem
  502. signo de leão e o pai
  503. Signo de Leão o Pai Leonino
  504. a mãe de leão
  505. mãe leonina
  506. Signo de Leão A mãe leonina
  507. leão criança
  508. personalidade de criança de leão
  509. signo de leão e a criança
  510. Signo de leão a criança e a personalidade
  511. Os leoninos
  512. caracteristicas do signo de leão
  513. leoninos gostam de se apaixonar
  514. signo de leão
  515. pai leonino
  516. Mulher do signo de leão
  517. Mulher leonina
  518. leão com peixes
  519. leão com aquario
  520. leão com capricornio
  521. leão com sagitário
  522. leão com escorpião
  523. leão com libra
  524. leão com cancer
  525. leão com gêmeos
  526. leão com touro
  527. leão com áries
  528. Leão e suas combinações amorosa
  529. mulher de leão e personalidade
  530. mulher de leão
  531. Signo de Leão - O poderoso
  532. reverencias a obaluaiê
  533. oferenda a cigano wladimir
  534. oferenda a wladimir
  535. ponto caboclo na umbanda
  536. ponto de cabocla jurema
  537. ponto de 7 flechas
  538. ponto de oxossi
  539. ponto cantado caboclo
  540. ponto cantados de caboclo
  541. ponto cantados de umbanda
  542. como seduzir homem de leão
  543. como seduzir homem de libra
  544. como seduzir homem de virgem
  545. como conquistar homem de cancer
  546. wladimir e oferenda
  547. oferenda para o dia de santa sara
  548. santa sara kalli oferendas
  549. oração a obaluaiê
  550. prece a obaluaiê
  551. prece e reza a obaluaiê
  552. abrir caminhos
  553. dos inimigos
  554. força do mal
  555. olho grande
  556. inveja
  557. 1 copo de água
  558. Ascender uma vela branca
  559. Banho de Descarrego
  560. santa sara de kalli
  561. santa sara kalli
  562. como conquistar homem de gêmeos
  563. baralho cigano carta 01
  564. tatá caveira
  565. exu do lodo
  566. exu caveira
  567. exu tiriri
  568. exu e pomba gira
  569. baianos
  570. marinheiros na umbanda
  571. malandros de quimbanda
  572. historia dos malandros
  573. historia de maria navalha
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  575. malandros de pernambuco
  576. história de zé pelintra
  577. exu tranca rua das almas
  578. exu arranca toco
  579. exu mirim
  580. baralho cigano
  581. cartomancia e naipe de ouros
  582. cartomancia e naipe de copas
  583. cartomancia e desejos
  584. naide de ouros
  585. naipe de paus
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  587. Baralho divinatório
  588. o baralho comum joga cartomancia
  589. cartomancia e o baralho comum
  590. maria mulambo
  591. pombo gira e maria padilha
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  593. baianos e marinheiros
  594. Malandros
  595. wicca
  596. cores e anjos
  597. anjo planetário
  598. cores e signos
  599. tarot e a cromoterapia
  600. signos e as cores
  601. cromoterapia e os signos
  602. o poder das cores
  603. cromoterapia
  604. Sexualidade do Homem de leão
  605. personalidade do homem de leão
  606. homem de leão e personalide
  607. homem leonino
  608. a magia wicca
  609. bruxas da wicca
  610. bruxos da wicca
  611. cristais como amuletos
  612. tarot e os cristais
  613. cristais como elementos mágicos
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  615. cristais
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  619. bruxo são cipriano
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  621. tarot dos bruxos
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  624. Homem do signo de leão
  625. como conquistar homem de touro
  626. oxum a deusa do encanto
  627. baralho tradicional e cartomancia
  628. cartomancia e tarot
  629. cartomancia cigana
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  635. cartomancia dos ciganos
  636. astrologia e o tarot
  637. astrologia e os planetas
  638. astrologia egipcia
  639. astrologia maia
  640. seu destino revelado pela cartomancia
  641. oração cigana para o amor
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  643. oxumaré
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  651. a importancia dos orixás
  652. umbanda
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  656. quiromamcia do amor onliine
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  668. Essências Afrodisíacos. Masculino Abrontano
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  688. como seduzir homem de áries
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  723. cigana do amor
  724. cigano do ouro
  725. ciganas da sorte
  726. oráculo cigano
  727. a origem do povo cigano
  728. historia do povo cigano
  729. povo cigano
  730. yemanjá orixá das águas
  731. xango orixá da justiça
  732. exu o mensageiro
  733. instrumentos ciganos
  734. cigana vidente
  735. vidente cigana
  736. trago seu amor de volta
  737. trazer amor de volta
  738. amarração definitiva
  739. banho de rosas e amor
  740. banho com sal grosso
  741. banho de descarrego
  742. banho para quebrar olho grande
  743. banho para abrir caminhos
  744. banho para abrir caminhos no amor
  745. banho para quebrar feitiços
  746. banha para trazer ex amor
  747. banhos de descarrego
  748. banhos para amor
  749. oxum orixá do amor
  750. baralho cigano carta o cavaleiro
  751. umbanda e logum edé
  752. bruxa
  753. bonequinha de milho
  754. bolline
  755. besom
  756. beltrane
  757. banquete simples
  758. Dicionário Mágico letra B
  759. athame
  760. magia popular
  761. arte
  762. antigos
  763. amuleto
  764. akasha
  765. bruxaria
  766. Dicionário Mágico letra c
  767. carregar
  768. entidade logun edé
  769. o que era logum edé
  770. caracteristica de logum edé
  771. orixá logum edé
  772. oração cabra preta
  773. cabra preta
  774. são cipriano oração da cabra preta
  775. amansar mulher
  776. amansar homem
  777. oração de são cipriano para amansar
  778. ORAÇÃO PARA AMANSAR
  779. coven
  780. circulo de pedras
  781. advinhação
  782. ibejis e a gravidez
  783. Orixá Yemanjá
  784. ponto cigano wladimir
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  786. ponto cigano igor
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  788. Pontos e cantos ciganos
  789. cabocla cigana
  790. caboclo cigano
  791. exu cigano
  792. pomba gira cigana
  793. linha cigana na umbanda
  794. cruzar linhas
  795. cigano umbanda
  796. Horoscopo Druídico
  797. cartomancia naipe de paus
  798. cartomancia naipe de ouros
  799. orixá ibeji
  800. ibejis e as crianças
  801. as crianças
  802. os ibejis
  803. Ibeji
  804. sorte nos dados
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  807. oraculo dos dados
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  811. cartomancia naipe de copas
  812. entidades ciganas na umbanda
  813. carta o louco e caracteristica
  814. oxossi o rei das matas
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  817. Tarot-tarot de marselha
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  820. Orixá Xangô
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  822. jogo com 21 buzios
  823. Búzios O MÉTODO PELA NAÇÃO ANGOLA
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  857. Magia das Velas e sua Utilização
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  860. Oração de Amarração
  861. Búzios: Especificações para o se jogar
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