Orixá Iansã / Oyá

imagem yansã oyá

 
Dia da Semana: Quarta-Feira
Dia Consagrado: 04 de Dezembro
Sincretismo: Santa Bárbara
Cores: Marrom, Vermelho e Rosa - Na Umbanda: amarelo, cobre
Símbolos: Espada e Eruesin
Elementos: Ar em movimento, Fogo
Domínios: Tempestades, ventanias, raios, morte
Saudação: Epahei!

 

O maior e mais importante rio da Nigéria chama-se Níger, é imponente e atravessa todo o país. Rasgado, espalha-se pelas principais cidades através de seus afluentes por esse motivo tornou-se conhecido com o nome Odò Oya, já que ya, em iorubá, significa rasgar, espalhar.
Esse rio é a morada da mulher mais poderosa da África negra, a mãe dos nove orum, dos nove filhos, do rio de nove braços, a mãe do nove, Ìyá Mésàn, Iansã (Yánsàn).

 

 

Embora seja saudada como a deusa do rio Níger, está relacionada com o elemento fogo. Na realidade, indica a união de elementos contraditórios, pois nasce da água e do fogo, da tempestade, de um raio que corta o céu no meio de uma chuva, é a filha do fogo-Omo Iná.

A tempestade é o poder manifesto de Iansã, rainha dos raios, das ventanias, do tempo que se fecha sem chover.

Iansã é uma guerreira por vocação, sabe ir à luta e defender o que é seu, a batalha do dia-a-dia é a sua felicidade.
Ela sabe conquistar, seja no fervor das guerras, seja na arte do amor.
Mostra o seu amor e a sua alegria contagiantes na mesma proporção que exterioriza a sua raiva, o seu ódio. Dessa forma, passou a identificar-se muito mais com todas as actividades relacionadas com o homem, que são desenvolvidas fora do lar; portanto não aprecia os afazeres domésticos, rejeitando o papel feminino tradicional.
Iansã é a mulher que acorda de manhã, beija os filhos e sai em busca do sustento.

O facto de estar relacionada com funções tipicamente masculinas não afasta Iansã das características próprias de uma mulher sensual, fogosa, ardente; ela é extremamente feminina e o seu número de paixões mostra a forte atracção que sente pelo sexo oposto. 
Iansã (Oyá) teve muitos homens e verdadeiramente amou todos. Graças aos seus amores, conquistou grandes poderes e tornou-se orixá.

Assim, Iansã tornou-se mulher de quase todos os orixás.
Ela é arrebatadora, sensual e provocante, mas quando ama um homem só se interessa por ele, portanto é extremamente fiel e possessiva.
Todavia, a fidelidade de Iansã não está necessariamente relacionada a um homem, mas às suas convicções e aos seus sentimentos.

Algumas passagens da história de Iansã relacionam-na com antigos cultos agrários africanos ligados à fecundidade, e é por isso que a menção aos chifres de novilho ou búfalo, símbolos de virilidade, surgem sempre nas suas histórias.
Iansã é a única que pode segurar os chifres de um búfalo, pois essa mulher cheia de encantos foi capaz de transforma-se em búfalo e tornar-se mulher da guerra e da caça.

Oyá é a mulher que sai em busca do sustento; ela quer um homem para amá-la e não para sustentá-la. Desperta pronta para a guerra, para a sua lida do dia-a-dia, não tem medo do batente: luta e vence.



Características dos filhos de Iansã / Oyá

Para os filhos de Oyá, viver é uma grande aventura. Enfrentar os riscos e desafios da vida são os prazeres dessas pessoas, tudo para elas é festa. Escolhem os seus caminhos mais por paixão do que por reflexão.
Em vez de ficar em casa, vão à luta e conquistam o que desejam.

São pessoas atiradas, extrovertidas e directas, que jamais escondem os seus sentimentos, seja de felicidade, seja de tristeza.
Entregam-se a súbitas paixões e de repente esquecem, partem para outra, e o antigo parceiro é como se nunca tivesse existido. Isso não é prova de promiscuidade, pelo contrário, são extremamente fiéis à pessoa que amam, mas só enquanto amam.

Estas pessoas tendem a ser autoritárias e possessivas; o seu génio muda repentinamente sem que ninguém esteja preparado para essas guinadas.
Os relacionamentos longos só acontecem quando controlam os seus impulsos, aí, são capazes de viver para o resto da vida ao lado da mesma pessoa, que deve permitir que se tornem os senhores da situação.

Os filhos de Oyá, na condição de amigos, revelam-se pessoas confiáveis, mas cuidado, os mais prudentes, no entanto, não ousariam confiar-lhe um segredo, pois, se mais tarde acontecer uma desavença, um filho de Oyá não pensará antes de usar tudo que lhe foi contado como arma.
O seu comportamento pode ser explosivo, como uma tempestade, ou calmo, como uma brisa de fim de tarde.
Só uma coisa o tira do sério: mexer com um filho seu é o mesmo que comprar uma briga de morte: batem em qualquer um, crescem no corpo e na raiva, matam se for preciso.

Qualidades de Iansã / Oyá

Um dos rituais mais belos do Candomblé é quando Oyá Kará, com seu tacho de cobre repleto de fogo, vem dançar o rítmo egó.
Ritualmente akará é um pedaço de fogo que Oyá engole, mas é também o bolinho de akarajé que Oyá distribui aos seus, de cor avermelhada como brasa no ajerê depois de rodar na cabeça de Oyá por todo barracão.

Oyá também ergue a sua saia e pisa no fogo ao lado de Xangô, Oyá também troca fogo com Ogun realizando uma das mais belas danças do candomblé.
Oyá convida todos para guerrear e vão chegando Ogun, Opará, Iyágunté, Obá, Xangô e por último chega Oxaguiã, é a paz no meio da guerra, para apaziguar o coração de Oyá.

O número 9 é sagrada a Iansã, nove também são as qualidades de Iansã e 4 são as Oyás de culto Igbalé.
Senhora dos ventos, dos tufões, das nunvens de chumbo, tempestades, das águas agitadas pelo vento, águas do seu rio Níger, onde é cultuada.
A morte e seus mistérios não assustam Oyá, Senhora dos Eguns, mãe dos eguns, rainha dos eguns, Oyá gueré a unló, só mesmo mãe Iansã.

Oyà Petu – Ligada a Xangô e até confunde-se com ele, Oyá dos raios.


Oyà Onira – Rainha da cidade de Ira, a doce guerreira ligada as águas de Oxun, Ogun,veste rosa.

Oyà Bagan – Oyá com fundamento com Oxossi, Ossaiyn, guerreira dos ventos das matas

Oyá Senó ou Sinsirá- Oyá raríssima, ligada Yemanjá e Airá

Oyà Tope – mora no tempo ligada a Oxun e Exú

Oyà Ijibé ou Ijibí- veste branco ligada a Oxalá ao vento frio

Oyà Kará- veste vermelho, ligada a Xangô, ao fogo, aquela que carrega o ajerê fervendo na cabeça.

Oyà Leié- o vento dos pássaros, veste estampado, ligada a Ewá

Oyà Biniká - A senhora do vento quente, ligada a Oxumare e Omolu.

Oyás de culto Igbalé:

Oyà Egunita – Igbalé, aqui vive com os mortos (eguns) veste branco e mariwo, ligada a Oxala, Nanã, e ao vento do bambuzal

Oyà Funan-Igabalé, a que encaminha os mortos (eguns) veste branco e mariwo, ligada a Oxalá, Nanã e ao centro do bambuzal

Oyà Padá - Igbale, a que ilumina o caminho aos mortos (eguns) veste branco, mariwo ligada a Oxalá e Nanã, ao bambuzal

Oyá Tanan- Igbalé, a que recebe no portal os mortos (eguns) veste branco e mariwo, ligada a Oxalá e Nanã ao bambuzal

Teremos ainda vários outros nomes de Oyá que se confundem ou são os mesmos, títulos e qualidades diversas, entre elas:
Oyá Olodé, Tonin’bé, Fakarebó, Adagambará, filiabá, Iyá Popo, Iyá Kodun, Abomì, etc.




Lendas de Iansã / Oyá

Antes de tornar-se esposa de Xangô, Oyá vivia com Ogun. Ela vivia com o ferreiro e ajudava-o em seu ofício, principalmente manejando o fole para ativar o fogo na forja.
Certa vez Ogun presenteou Oyá com uma varinha de ferro, que deveria ser usada num momento de guerra.
A varinha tinha o poder de dividir em sete partes os homens e em nove partes as mulheres. Ogun dividiu esse poder com a mulher.
Na mesma aldeia morava Xangô, ele sempre ia à oficina de Ogun apreciar seu trabalho e em várias oportunidades arriscava olhar para sua bela mulher.
Xangô impressionava Oyá por sua majestade e elegância.
Um dia os dois fugiram para longe de Ogun, que saiu enciumado e furioso em busca dos fugitivos.
Quando Ogun os encontrou, houve uma luta de gigantes.
Depois de lutar com Xangô, Ogun aproximou-se de Oyá e a tocou com sua varinha, e nesse mesmo tempo Oyá tocou Ogun também, foi quando o encanto aconteceu: Ogun dividiu-se em sete partes, recebendo o nome de Ogun Mejê, e Oyá foi dividida em nove partes, sendo conhecida como Iansã, “Iyámesan”, a mãe transformou-se em nove.



Um dia Oxum e outro alguém queriam fazer mal a Iansã, Colocaram o feitiço num bracelete de Oxum e o puseram dentro de uma caixa para que fosse entregue a Iansã. Agbô, então, foi chamado para levá-lo a Iansã, Agbô era o dono dos carneiros, dono dos agbôs.
Tudo o que ocorria no palácio era espalhado por meio da língua de Agbô, o Carneiro, mas Iansã, com sua aguda intuição, pressentiu o que lhe vinha por meio de Agbô.
Ela, então, foi ao encontro do Carneiro e na forma de um vento abriu a caixa e trocou o bracelete por um pequeno pássaro.
Agbô foi um instrumento contra Iansã, mas Iansã sentiu-se traída por ele. Desde então Iansã odeia carneiros e não aceita nem se quer comê-los.



Certa vez houve uma festa com todas as divindades presentes.
Omulu-Obaluaiyê chegou vestindo seu capucho de palha.
Ninguém o podia reconhecer sob o disfarce e nenhuma mulher quis dançar com ele.
 Só Oyá, corajosa, atirou-se na dança com o Senhor da Terra.Tanto girava Oyá na sua dança que provocava vento.
E o vento de Oiá levantou as palhas e descobriu o corpo de Obaluaiyê. Para surpresa geral, era um belo homem. O povo o aclamou por sua beleza.
Obaluaê ficou mais do que contente com a festa, ficou grato. E, em recompensa, dividiu com ela o seu reino.
Fez de Oiá a rainha dos espíritos dos mortos. Rainha que é Oiá Igbalé, a condutora dos eguns.
Oiá então dançou e dançou de alegria. Para mostrar a todos seu poder sobre os mortos, quando ela dançava agora, agitava no ar o iruquerê, o espanta-mosca com que afasta os eguns para o outro mundo. Rainha Oiá Igbalé, a condutora dos espíritos. Rainha que foi sempre a grande paixão de Omulu.



Conta umas das lendas de Iansã, a primeira esposa de SÀNGÓ, teria ido, a seu mandato, a um reino vizinho buscar 3 cabaças que estava com Obalúayé.
Foi dito a ela que não abrisse estas cabaças, as quais ela deveria trazer de volta a SÀNGÓ.
Iansã foi e lá Obalúayè recomendou mais uma vez que não deixasse as cabaças caírem e quebrarem e, se isto acontecesse, que ela não olhasse e fosse embora. Iansã ia muito apressada e não aguentava mais segurar o segredo.
Um pouco mais à frente quebrou a primeira cabaça, desrespeitando a vontade de Obalúayé. Saíram de dentro da cabaça os ventos que a levou para o céus.
Quando terminaram os ventos, Iansã voltou e quebrou a segunda cabaça. Da segunda cabaça saíram os Eguns. Ela se assustou e gritou: Reiiii! Na vez da terceira cabaça SÀNGÓ chegou e pegou para si, que era a cabaça do fogo, dos raios. Ela tinha um temperamento ardente e impetuoso.
Foi a única entre as mulheres de SÀNGÓ que , no fim do seu reinado, o seguiu em sua fuga para Tapá. Quando ele recolheu-se para baixo da terra em Cosso, ela fez o mesmo em Yiá.



Ogum foi caçar na floresta, como fazia todos os dias. De repente, um búfalo veio em sua direção rápido como um relâmpago; notando algo de diferente no animal, ogum tratou de segui-lo.
O búfalo parou em cima de um formigueiro, baixou a cabeça e despiu sua pele, transformando-se numa linda mulher.
Era yansan, coberta por belos panos coloridos e braceletes de cobre. Yansan fez da pele uma trouxa, colocou os chifres dentro e escondeu-a no formigueiro, partindo em direção ao mercado, sem perceber que ogum tinha visto tudo.
Assim que ela se foi, ogum se apoderou da trouxa, guardando-a em seu celeiro.

Depois foi a cidade, e passou a seguir a mulher até que criou coragem e começou a cortejá-la.
Mas como toda mulher bonita, ela recusou a corte. Quando anoiteceu ela voltou à floresta e, para sua surpresa, não encontrou a trouxa.
Tornou à cidade e encontrou ogum, que lhe disse estar com ele o que procurava.
Em troca de seu segredo ( pois ele sabia que ela não era uma mulher e sim animal ), yansan foi obrigada a se casar com ele; apesar disso, conseguiu estabelecer certas regras de conduta, dentre as quais proibi-lo de comentar o assunto com qualquer pessoa.

Chegando em casa, ogum explicou suas outras esposas que yansan iria morar com ele e que em hipótese alguma deveriam insultá-la.
Tudo corria bem; enquanto ogum saía para trabalhar, yansan passava o dia procurando sua trouxa.

Desse casamento nasceram nove filhos, o que despertou ciúmes das outras esposas, que eram estéreis.
Uma delas, para vingar-se, conseguiu embriagar ogum e ele acabou relatando o mistério que envolvia yansan.
Logo que o marido se ausentou, elas começaram a cantar: “Você pode beber, comer e exibir sua beleza, mas a sua pele está no depósito, você é um animal.”
Iansã compreendeu a alusão. Depois que yansan encontrou então sua pele e seus chifres. Assumiu a forma de búfalo e partiu para cima de todos, poupando apenas seus filhos.

Decidiu voltar para a floresta, mas não permitiu que os filhos a acompanhassem, porque era um lugar perigoso.
Deixou com eles seus chifres e orientou-os para, em caso de perigo deveriam bater os chifres um contra o outros; com esse sinal ela iria socorrê-los imediatamente. E por esse motivo que os chifres estão presentes nos assentamentos de yansan/oya.


Embora tenha sido esposa de Sangô, Iansã percorreu vários reinos e conviveu com vários Reis. Foi paixão de Ogum, Osogiyan e de Esú.
Conviveu e seduziu Osossi, Logun-Edé e tentou em vão relacionar – se com Obaluaê. Sobre este assunto a história conta que Iansã percorreu vários Reinos usando sua inteligência, astúcia e sedução para aprender de tudo e conhecer igualmente tudo. Em Irê, terra de Ogum foi a grande paixão do Guerreiro
Aprendeu com ele o manuseio da espada e ganhou deste o direito de usá-la.
Depois partiu e foi para Oxogbo, terra de Osogiyan.
Com ele aprendeu o uso do Escudo para se defender de ataques inimigos e recebeu o direito de usá-lo.
Depois partiu e nas estradas deparou-se com Esú.
Com ele aprendeu os mistérios do fogo e da magia. No reino de Osossi, seduziu o Deus da Caça, e aprendeu a caçar, a tirar a pele do búfalo e se transformar naquele animal com a ajuda da magia aprendida com Esú.
Seduziu Logun-Odé e com ele aprendeu a pescar. Foi para o Reino de Obaluaê, pois queria descobrir seus mistérios e conhecer seu rosto.
Lá chegando, insinuou-se. Mas muito desconfiado, Obaluaê perguntou o que Oya queria e ela respondeu: -”queria ser sua amiga”. Então, fez sua Dança dos Ventos, que já havia seduzido vários reis. Contudo, sem emocionar ou sequer atrair a atenção de Obaluaê.
Incapaz de seduzí-lo, Iansã procurou apenas aprender, fosse o que fosse. Assim dirigiu-se ao homem da palha: -“Aprendi muito com os outros Reis, mas só me falta aprender algo contigo.”- “Quer mesmo aprender, Oya? Vou te ensinar a tratar dos Mortos”.

Venceu seu medo com sua ânsia de aprender e com ele descobriu como conviver com os Eguns e a controlá-los. Partiu então para o Reino de Sangô, pois lá acreditava que teria o mais vaidoso dos reis e aprenderia a viver ricamente.
Mas ao chegar ao reino do Rei do Trovão, Iansã aprendeu mais do que isso, aprendeu a amar verdadeiramente e com uma paixão violenta, pois Sangô dividiu com ela os poderes do raio e deu à ela seu coração.
O fogo das paixões, o fogo da alegria e o que queima. Ela é o Orisá do Fogo.


Osogyian estava em guerra, mas a guerra não acabava nunca, tão poucas eram as armas para guerrear.
Ògún fazia as armas, mas fazia lentamente. Osogyian pediu a seu amigo Ògún urgência, mas o ferreiro já fazia o possível.
O ferro era muito demorado para se forjar e cada ferramenta nova tardava como o tempo.
Tanto reclamou Osaguiã que Oyá, esposa do ferreiro, resolveu ajudar Ògún a apressar a fabricação. Oyá se pôs a soprar o fogo da forja de Ògún e seu sopro avivava intensamente o fogo e o fogo aumentado de calor derretia o ferro mais rapidamente. Logo Ògún pode fazer muitas armas e com as armas Osogyian venceu a guerra.
Osogyian veio então agradecer Ògún. E na casa de Ògún enamorou-se de Oyá.
Um dia fugiram Osogyian e Oyá, deixando Ògún enfurecido e sua forja fria.
Quando mais tarde Osogyian voltou à guerra e quando precisou de armas muito urgentemente, Oyá teve que voltar a avivar a forja.
E lá da casa de Osogyian, onde vivia, Oyá soprava em direção à forja de Ògún.
E seu sopro atravessava toda a terra que separava a cidade de Osogyian da de Ògún.
E seu sopro cruzava os ares e arrastava consigo pó, folhas e tudo o mais pelo caminho, até chegar às chamas com furor atiçava.
E o povo se acostumou com o sopro de Oyá cruzando os ares e logo o chamou de vento.
E quanto mais a guerra era terrível e mais urgia a fabricação das armas, mais forte soprava Oyá a forja de Ògún.
Tão forte que às vezes destruía tudo no caminho, levando casas, arrancando árvores, arrasando cidades e aldeias. O povo reconhecia o sopro destrutivo de Oyá e o povo chamava a isso tempestade.


Oiá desejava ter filhos, mas não podia conceber.
Oiá foi consultar um babalaô e ele mandou que ela fizesse um ebó.
Ela deveria oferecer um carneiro, um agutã, muitos búzios e muitas roupas coloridas.
Oiá fez o sacrifício e teve nove filhos.
Quando ela passava, indo em direção ao mercado, o povo dizia: “Lá vai Iansã”. Lá ia Iansã, que quer dizer mãe nove vezes.
E lá ia ela toda orgulhosa ao mercado vender azeite-de-dendê. Oiá não podia ter filhos, mas teve nove, depois de sacrificar um carneiro, e em sinal de respeito por seu pedido atendido Iansã, a mãe de nove filhos, nunca mais comeu carneiro.

 

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  238. Horóscopo cigan
  239. Horóscopo cigano machado
  240. Horóscopo cigano adaga
  241. Horóscopo cigano moeda
  242. Horóscopo cigano sino
  243. Horóscopo cigano estrela
  244. Horóscopo cigano roda
  245. Horóscopo cigano candeias
  246. Horóscopo cigano coroa
  247. Horóscopo cigano punhal
  248. Horóscopo cigano
  249. caracteristicas da cartomancia naipe
  250. Tarot Pra que serve o tarot
  251. Exu Mirim é criança de Umbanda
  252. magia para emagrecer
  253. simpatia para emagrecer
  254. Magias e simpatias para emagrecer
  255. caracteristicas de Maria Padilha Pombo gira
  256. Maria Padilha Pombo gira
  257. lista de comida das entidades
  258. lista de comidas de santos
  259. caruru
  260. axoxô
  261. ado
  262. amalá
  263. acarajé
  264. Comida dos orixás
  265. jejum
  266. chico xavier simpatia
  267. simpatia pra perder peso
  268. Como posso obter o Ponto riscado do Caboclo Cobra Coral?
  269. wicca para iniciantes
  270. aprender wicca
  271. Wicca 13 Metas
  272. deusa de kalli
  273. deusa hecate
  274. deusa mãe
  275. o que é um bruxo
  276. O que é Uma bruxa?
  277. simpatia com agua e arroz
  278. simpatia com grão de arroz
  279. Simpatia para emagrecer de Chico Xavier
  280. simpatia pra perder kilo
  281. exus diversos
  282. exu e suas falanges
  283. Historia Exu das Sete Encruzilhadas
  284. Exu das Sete Encruzilhadas
  285. oração de cigano pablo
  286. pablo cigano oração
  287. CIGANO PABLO Ponto
  288. historia de cigano ramires
  289. as cores do cigano ramires
  290. cigano ramires e sua magia
  291. caracteristicas do cigano ramires
  292. CIGANO RAMIRES
  293. SANTA SARA - PROTETORA DOS CIGANOS
  294. SAUDAÇÃO AOS ELEMENTOS DO POVO CIGANO
  295. bebida da cigana clara
  296. exu rei das 7 encruzilhadas
  297. Exu veludo
  298. Exu Veludo 7 Encruzilhadas
  299. Exu Cigano
  300. homens no tarot- rei de ouro
  301. homens no tarot-Rei de Espadas
  302. homens nas cartas de Tarot- rei de paus
  303. homens nas cartas de Tarot
  304. personalidade dos homens no tarot
  305. personalidade do rei de paus
  306. falange Exu da Meia noite
  307. caracteristicas Exu da Meia noite
  308. Exu da Meia noite
  309. Exu Veludo Cigano
  310. Exu Veludo da Meia Noite
  311. Exu Veludo do Oriente
  312. cor da cigana clara
  313. Rei de Copas
  314. o homem de touro apaixonado
  315. O Homem Taurino Apaixonado
  316. magias e rituais
  317. orações ciganas
  318. salmos
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  326. Tarot carta os enamorados
  327. como conquistar um homem taurino
  328. como seduzir um homem de touro
  329. touro e o amor
  330. arcanjo anael
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  333. arcanjos dos signos
  334. touro e as caracteristicas dos homens
  335. personalidade do homem de touro
  336. O homem Taurino
  337. aries e o casamento
  338. aries e o amor
  339. como conquistar um ariano
  340. homem de aries apaixonado
  341. lendas ciganas
  342. taurino e o amor
  343. cosme e damião na umbanda
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  345. Mestre ou Caboclo Leia mais: http://preview.tarotchatealtamagia.webnode.com.br/ze-pelintra-algumas respostas
  346. Zé pelintra aSeu Zé Pelintra é Exu
  347. salamandras
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  349. O que é isso de elementais falsos
  350. O que são elementais
  351. Exu é diabo?
  352. Com quanto Exus eu posso trabalhar
  353. cigana das almas
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  355. Tenho uma entidade
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  358. Seu Zé Pelintra é Exu
  359. Mestre ou Caboclo
  360. chá de erva agoniada
  361. doces de cosme e damião
  362. balas de são cosme e damião
  363. Amados São Cosme e São Damião
  364. Oração a Cosme e Damião
  365. omulu e as pipocas
  366. omulu carne de porco
  367. oferendas a omulu
  368. Culto a Omulú/Obaluaiê
  369. menstruação irregular
  370. corrimento vaginal
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  374. Preto Velho e Caboclo fumam nos Terreiros
  375. cigana clara do oriente
  376. como seduzir homem libriano
  377. conquistar homem sagitariano
  378. O homem de sagitário
  379. capricorniano apaixonado
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  381. como conquistar homem de capricornio
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  387. O homem de aquário
  388. caracteristicas do homem de peixes
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  398. O homem de Libra
  399. seduzir um homem de escorpião
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  401. o homem de escorpião apaixonado
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  403. O homem de escorpião
  404. seduzir o homem de sagitario
  405. amor do homem de sagitario
  406. como conquistar um pisciano
  407. O pisciano
  408. origens ciganas
  409. História dos Ciganos
  410. umbanda branca
  411. jogar tarot de marselha
  412. tarot de marselha o que é
  413. o sacerdote
  414. a papisa
  415. o mundo
  416. o louco
  417. Taro é o chamado Taro de Marselha
  418. ciganos espanhói
  419. cartas do Taro
  420. Taro é um baralho
  421. Pêndulos
  422. limpeza energetica
  423. necromancia
  424. homem de peixes
  425. Homem ariano quando apaixonados
  426. o ariano na cama
  427. como seduzir um ariano
  428. como seduzir homem de aries
  429. como conquistar um homem ariano
  430. ariano como conquistar
  431. O ariano adora
  432. O Homem de Áries
  433. Analisando os movimentos do Pêndulo
  434. Usando o Pêndulo
  435. Como usar e fazer o pendulo
  436. tecnicas de radiostesia
  437. O Tarot é
  438. CIGANA CLARA
  439. o homem na personalidade do rei de paus
  440. Ritual Cigano para esquecer um amor
  441. oração amorosa de oxum
  442. oração de oxum para o amor
  443. Oração e Prece a Oxum
  444. proteção de santa sara
  445. escrever nome no papel
  446. pedaço de papel
  447. dente de alho
  448. Ritual Cigano para a saúde
  449. pires branco
  450. mel de abelha
  451. mel
  452. Magia para trazer amor de volta
  453. magia de amor com chuchu
  454. chuchus
  455. roupa do cigano igor
  456. o que cigano igor bebe
  457. bebida do cigano igor
  458. oferenda a cigano igor
  459. prece a cigano igor do oriente
  460. oração ao cigano igor
  461. CIGANO IGOR DO RIO EUFRATES
  462. magia pra namorado voltar
  463. magia pra ex voltar
  464. magia de amor para trazer ex de volta
  465. magia de amor para trazer homem de volta
  466. barbante
  467. 2 papeis brancos
  468. Ritual cigano para o amor
  469. pregos novos
  470. O Homem de Gêmeos
  471. como seduzir o canceriano
  472. homem de cancer apaixonado
  473. como conquistar um homem de cancer
  474. O Homem de Cancer
  475. como seduzir um homem de virgem
  476. caracteristicas dos homens de virgens
  477. o homem de virgem apaixonado
  478. como conquistar o homem virgiano
  479. O Homem de virgem
  480. como seduzir o homem de leão
  481. como conquistar o homem leonino
  482. como conquistar o homem de leão
  483. como conquistar homem de gemeos
  484. homem de gemeos apaixonado
  485. como seduzir um germiniano
  486. pregos
  487. maça vermelha
  488. Ritual Cigano para trabalho
  489. dinheiro e fartura
  490. fazer defumação
  491. queimar as ervas
  492. erva doce
  493. folhas de louro
  494. Ritual Cigano para atrair dinheiro
  495. Signos e os Anjos
  496. como entender um homem de gemeos
  497. como deixar um homem de gemeos apaixonado
  498. germiniano apaixonado
  499. O Homem de leão
  500. orixá Ewá
  501. homem leonino
  502. Mulher do signo de leão
  503. pai leonino
  504. signo de leão e o pai
  505. Signo de Leão o Pai Leonino
  506. a mãe de leão
  507. mãe leonina
  508. Signo de Leão A mãe leonina
  509. leão criança
  510. personalidade de criança de leão
  511. signo de leão e a criança
  512. Signo de leão a criança e a personalidade
  513. Os leoninos
  514. caracteristicas do signo de leão
  515. Mulher leonina
  516. mulher de leão
  517. mulher de leão e personalidade
  518. Homem do signo de leão
  519. leão com virgem
  520. leão com peixes
  521. leão com aquario
  522. leão com capricornio
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  526. leão com cancer
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  530. Leão e suas combinações amorosa
  531. leoninos gostam de se apaixonar
  532. signo de leão
  533. oferenda para o dia de santa sara
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  537. ponto caboclo na umbanda
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  544. como seduzir homem de leão
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  549. Signo de Leão - O poderoso
  550. reverencias a obaluaiê
  551. oração a obaluaiê
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  553. prece e reza a obaluaiê
  554. abrir caminhos
  555. dos inimigos
  556. força do mal
  557. olho grande
  558. inveja
  559. 1 copo de água
  560. Ascender uma vela branca
  561. Banho de Descarrego
  562. como seduzir homem de virgem
  563. baralho cigano e as cartas
  564. exu mirim
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  567. tatá caveira
  568. exu do lodo
  569. exu caveira
  570. exu tiriri
  571. exu e pomba gira
  572. baianos
  573. marinheiros na umbanda
  574. malandros de quimbanda
  575. historia dos malandros
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  577. maria padilha
  578. pombo gira e maria padilha
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  581. baralho cigano carta o cavaleiro
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  596. bruxas da wicca
  597. a magia wicca
  598. wicca
  599. orixas ancestral
  600. orixas de frente
  601. tarot e a cromoterapia
  602. signos e as cores
  603. cromoterapia e os signos
  604. o poder das cores
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  610. tarot dos bruxos
  611. história de zé pelintra
  612. baianos e marinheiros
  613. Malandros
  614. cristais como amuletos
  615. tarot e os cristais
  616. cristais como elementos mágicos
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  812. linha cigana na umbanda
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  820. Tarot-tarot de marselha
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  826. Búzios O MÉTODO PELA NAÇÃO ANGOLA
  827. comida de oxossi
  828. Orixá Nanã Burukú
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  830. tarot carta sacerdotisa
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